sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

MINUSTAH: 1º Tenente PMBA Pujol inicia hoje sua viagem rumo ao Haiti

Como eu já escrevi anteriormente, as missões de paz são cíclicas, enquanto uns concluem seu tempo de missão outros recebem a oportunidade de começá-la. Pois hoje, às 19 horas e 30 minutos, estará embarcando no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, mais um Oficial brasileiro que passará a integrar a Missão de Paz da ONU no Haiti – MINUSTAH. Trata-se do 1º Tenente Leonardo Moreira Pujol, da Polícia Militar do Estado da Bahia - PMBA. O Tenente Pujol estará embarcando em Porto Alegre e não em Salvador, capital da Bahia, porque ele é gaúcho de Santana do Livramento, cidade localizada ao sul do Estado do Rio Grande do Sul, na divisa com a cidade uruguaia de Rivera, famosa por seus freeshops e, em vista disso, o Pujol aproveitou o período de férias para visitar os familiares e aproveitar o início do verão em Tramandaí, praia do litoral norte do Estado. Em mensagem que o Tenente Pujol me enviou em junho ele se descreveu como “bisneto e neto de brigadianos e filho de Oficial Boina Azul do EB, gaúcho de Santana do Livramento e Policial Militar da Bahia”. Para os que ainda não sabem, brigadiano é a denominação dada aos policiais militares aqui no Rio Grande do Sul, pois aqui a Policia Militar denomina-se Brigada Militar.
O Tenente Pujol foi um dos 05 Oficiais aprovados no processo seletivo feito pelo COTER na cidade de Fortaleza em agosto de 2009, sendo o único Tenente das regiões norte, nordeste e centro-oeste do país a ser aprovado naquele concurso. Em abril deste ano, o comando de sua corporação recebeu a solicitação do COTER para a indicação de um Oficial para a MINUSTAH, havia 03 Oficiais habilitados na PMBA, no entanto somente do Tenente Pujol foi voluntário. Aprovada a sua indicação, o passo seguinte foi a sua designado para o Estágio de Preparação para Missões de Paz 2010/1 no Centro Sérgio Vieira de Mello - CIOpPaz – realizado no Rio de Janeiro de 03 a 25 de maio de 2010. Participaram deste curso 08 Oficiais de Polícia Militar, dos quais 05 foram designados para o Timor Leste e já se encontram todos na UNMIT desde o mês de junho, 01 foi designado para a Missão no Sudão - UNMIS (trata-se do Ten Sacchelli da PMPR o qual ainda está aguardando para fazer a entrevista telefônica do DPKO) e 02 foram designados para a Missão no Haiti – MINUSTAH, sendo estes o Tenente Pujol e o Tenente Azevedo da Polícia Militar do Estado do Paraná – PMPR (o Ten Azevedo já realizou a entrevista e aguarda a Travel Authorization já para o mês de janeiro). Na foto podemos ver todos os Oficiais durante instrução no CIOpPaz (atual CCOPAB). A partir da esquerda vemos o Coronel Matias PMDF, o Ten Pujol PMBA, o Ten Azevedo PMPR, o Ten Vieira PMESP, o Coronel Edilson PMDF, o Maj Rhonady PMAL, o Ten Sacchelli PMPR e o Cap Domingos PMPE.
Nas duas fotos seguintes podemos visualizar as instruções no Rio de Janeiro, na primeira vemos uma instrução externa sobre o tema desminagem e, na segunda, a turma de Oficiais aparece em uma instrução em sala de aula.
A foto abaixo mostra os dois Oficiais designados para a Missão de Paz no Haiti (Ten Azevedo e Ten Pujol) durante uma das várias instruções externas que o grupo recebeu no período em que esteve no Rio de Janeiro.
Desde a conclusão do curso o Tenente Pujol aguardava ansiosamente a tão sonhada Travel Authorization. Foram 7 meses de espera, mas a hora do embarque para o Haiti chegou. Com certeza os Oficiais que lá se encontram (Capitão PMAM Algenor, Capitão PMAM Honda e Capitão PMERJ Tadeu) já estão preparados para recebê-lo amanhã no Aeroporto Internacional Toussaint Louverture, na capital Porto Príncipe, onde o Pujol deverá chegar em voo da companhia América Airlines às 10 horas e 30 minutos.
Desejamos sucesso ao Tenente Pujol nos seus próximos 12 meses de serviço como integrante da United Police da MINUSTAH, bem como esperamos que o Tenente Azevedo tenha confirmada a sua data de embarque já para a primeira quinzena de janeiro!
Feliz ano Novo a todos os leitores!

Um comentário:

Ricardo Couto disse...

Boa sorte na missao que se inicia nesse ano de 2011 meu caro amigo e "replacement" Pujol..Vc terá a honra de bem dividir a casa Brazuca com no mínimo, dois grandes amigos meus, o Cap Tadeu e o Cap honda..Eles serão seus orientadores, mentores, amigos, escudos e protetores enquanto vc estiver ai...Aproveite bem a experiência e se entregue de corpo e alma a esta missão que é, sem dúvida, A MELHOR MISSAO DE PAZ DO MUNDO atualmente...Feliz ano novo recheado de muita paz, saude e sucesso...