terça-feira, 4 de janeiro de 2011

MINUSTAH: 1º Tenente Pujol já está frequentando o "Induction Training"

O 1º Tenente Leonardo Moreira Pujol, da Polícia Militar do Estado da Bahia -PMBA, já está frenquentando o "Induction Training", a semana inicial de treinamento, na Missão de Paz da ONU no Haiti - MINUSTAH.
Como é a praxe na MINUSTAH, os UNPOLs brasileiros foram ao aeroporto Internacional Toussaint Louverture no dia 1º de janeiro dar as boas vindas ao novo integrante do contingente. Apenas o Capitão Honda não compareceu, visto estar em viagem de CTO (Compensatory Time Off). Após a recepção, já equipado com colete balístico e o capacete azul, símbolo do Peacekeeper, o Tenente Pujol foi levado para fazer um tour inicial pela capital Porto Príncipe, passando por pontos estratégicos como o Palácio Nacional e os Bairros de Belair e Cité Soleil. Na foto abaixo podemos ver o Capitão Tadeu, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro - PMERJ, juntamente com o Tenente Pujol em frente ao aeroporto.
Na foto seguinte vemos o contingente brasileiro durante o deslocamento pelas ruas de Porto Príncipe. O condutor da viatura é o Capitão Algenor, da Polícia Militar do Estado do Amazonas, atual comandante do Contingente Policial brasileiro no Haiti.
Já nesta foto o Tenente Pujol e o Capitão Tadeu aparecem em frente ao Palácio Nacional. Pode-se notar ao fundo algumas tendas e barracas utilizadas pela população desabrigada pelo terremoto ocorrido em janeiro do ano passado. Acampamentos como este estão espalhados por toda a capital haitiana e ainda são uma realidade passados quase 12 meses da tragédia.
Segundo o Capitão Algenor, após a conclusão do Induction Training o Tenente Pujol deverá ser designado para a Diretoria de Operações-DIROPS, na Joint Operations Unit, mesma unidade onde se encontram os demais UNPOLs brasileiros (Cap Algenor, Cap Honda e Cap Tadeu). Desta forma, o Tenente Pujol dará continuidade à tradição policial brasileira de integrar uma das unidades centrais da Missão, com responsabilidade por todas as operações policiais conjuntas no território haitiano.
Além desta boa notícia, o Capitão Algenor informou que o 1º Tenente Azevedo da PMPR já recebeu a Travel Authorization do DPKO e deverá chegar a Porto Príncipe no próximo dia 20 de janeiro, devendo ser designado para integrar outra unidade pertencente a DIROPS, a Crowd Control Unit, a qual é responsável pela coordenação de todos os Batalhões de Choque (Formed Police Unit - FPU) em atividade na MINUSTAH. As designações tanto do Tenente Pujol quanto do Tenente Azevedo já foram previamente acertadas pelo Capitão Algenor com o comando da missão, demonstrando com isso a respeitabilidade e credibilidade deste Oficial junto ao Police Commissioner e ao Diretor de Pessoal da UNPOL.
Com a chegada do Tenente Azevedo o efetivo do contingente policial brasileiro para este 1º semestre de 2011 estará completo.

6 comentários:

Capitão Bassalo disse...

Ai Marco esse colete e capacete ta me cheirando a "trote" no novato!!!! A gente ja tinha planejado algo parecido para o Couto. Hhahahaha! acho que dessa vez deu certo!!!!

Cap Marco disse...

Pois é Bassalo, eu achei o aparato um pouco "exagerado"...hehehehe, esses são os famosos segredos de missão. Na minha chegada também quiseram me dar um trote, mas saiu errado, o canadense que mandaram me buscar não esperou no aeroporto, ou seja, não tinha ninguém me esperando. Esperei uma meia hora e fui à luta. Sai par fora do aeroporto naquela muvuca que você conhece, me dirigi a um PNH na esperança que ele falasse inglês, e ele falava, consegui um táxi sem saber o endereço ou telefone de alguém. Só dizia: MINUSTAH. Para completar o taxista só falava francês, idioma que eu mal sabia dizer um "bon jour". Ainda bem que o cara saiu em direção à LOGBASE e eu identifiquei a bandeira brasileira no muro do HQ dos Fuzileiros Navais. Desembarquei ali mesmo. Somente após isso é que surgiram os Brazucas "mui amigos" para me resgatar..hehehehehe...segredos de missão!
Grande abraço

Ricardo Couto disse...

Hahahahahahahah, o meu trote foi muito pior meu caro amigo Bassalo, como posso me esquecer daquele amanhecer na Base do Gas? Qdo vim descobrir o que estava se passando ja tava quase sufocado com tanto CS na cara hahahahahah...Bendito Heberton...Quem nao aguentar peca pra sair rsss...Crowd Control na veia...Bons tempos meus amigos...Bons temposss...Sorte aew Pujol..ABraco a todos..

Cap Marco disse...

Agradeço aos leitores por me alertarem de uma gafe, o Ten Pujol pertence à PM da Bahia e não do Paraná como constou no texto. Já corrigi. Muito Obrigado!

Cap Honda disse...

Muito bom, Tadeu e Algenor! Nosso novo companheiro de missão estava realmente a salvo de ataques terroristas! E como está o aprendizado do Hino Nacional do Haiti?

Cap PMAM Honda

Cap Honda disse...

A propósito, olhando com mais atenção, acho que estou reconhecendo aquele capacete com lanterna! HAhahaha!