domingo, 21 de agosto de 2011

Haiti: TCel Issa assume nova função na MINUSTAH


Após passar aproximadamente três meses e meio absorvendo experiências e vivenciando a realidade da população haitiana como integrante de uma equipe de 21 UNPOLs no maior e mais populoso IDP (Internally Displaced People) Camp de Porto-Principe, o Jean Marie Vincent, o Tenente-Coronel da Polícia Militar do Estado da Bahia - PMBA - Francisco Luiz da Fonseca Issa (na foto acima junto ao Tenente Pujol também da PMBA), foi convidado a integrar a Unidade de Inteligência do IDP Camp Unit.
A unidade de inteligência é composta, além do TC Issa, de dois policiais canadenses, um policial da Costa do Marfim, um policial de Burkina Faso, um policial da França e um policial norte-americano, o qual desempenha a função de coordenador. Todos os UNPOLs com experiência na área de inteligência, vigilância e investigação criminal.
A Unidade de Inteligência está voltada exclusivamente para o combate às atividades criminosas dentro dos IDPs. Após o terremoto de janeiro de 2010, milhares de pessoas perderam suas casas e passaram a viver em acampamentos montados pelas Nações Unidas e organizações não-governamentais internacionais. A grande concentração de pessoas em locais delimitados da capital haitiana e de cidades do interior trouxe uma série de consequências negativas, dentre as quais o aumento da atividade criminosa nos IDPs. Entre os crimes combatidos pela unidade de inteligência encontramos a formação de quadrilha, o tráfico de drogas, os crimes contra a vida (homicídios) e a violência contra a mulher. A unidade de inteligência também atua em todo o território haitiano em apoio ao órgão central de inteligência da MINUSTAH conhecido como Joint Mission Analysis Cell - JMAC .
O TC Issa participou no dia 10 de agosto de sua primeira operação em conjunto com a Joint Operations Unit/DIROPS, unidade em que está atuando outro brasileiro, o 1º Ten PMBA Pujol (foto abaixo).
A operação foi realizada no IDP Camp Jean Marie Vincent e recebeu a denominação de "Special Operations Miguel", tendo contado também com a participação da SWAT da Polícia Nacional Haitiana -PNH - e da Formed Police Unit (FPU) da Jordânia. Os números finais da operação registraram a prisão de quatro integrantes da quadrilha de Kokobe, procurados pela justiça haitiana pela prática de crimes de homicídio, assaltos a banco e estupros. Além das prisões, foram apreendidas com os bandidos pistolas e drogas.
Nas fotos abaixo podemos ver algumas atividades de patrulhamento diurno e noturno desenvolvidas pelo TC Issa. Em algumas delas podemos visualizar o apoio de integrantes do Grupamento Operativo dos Fuzileiros Navais brasileiros às atividades dos UNPOLs, bem como o apoio da FPU da Nigéria.




Desejamos sucesso ao Tenente-Coronel Issa em sua nova unidade!

4 comentários:

Cap PMAM Honda disse...

Parabéns ao TC Issa pela nova função e muito sucesso no desempenho das novas atividades!

Fatima Landim disse...

Parabéns mais uma vez. Um trabalho muito bonito e interessante. Sucesso.

AME 100% A VIDA disse...

Sinceramente eu não tinha noção de quão gigante é esta missão,e nem das 48 mil famílias, não falando das crianças amparadas por elas e nem das orfãos de pai e mãe, que se encontram no seu campo TC Issa.E mais incrível é saber que no Haiti existe hoje 326 campos como este.E que milhares destas famílias não têm o que comer, e contam com a ajuda apenas da Cruz Vermelha.Que o Senhor abençõe todos eles e que os cidadãos do mundo, tenham compaixão com todos eles.Me sinto impotente diante de tanta miséria e fome no mundo, gostaria de ser a mulher mais rica do planeta para adota-los a distancia garantindo-lhes no minimo um prato de alimento.Só o Amor solidario da humanidade acabará com a miséria e fome no Planeta.Valorizando a vida e não o consumismo.Valorizando o SER HUMANO, seja criança ou adulto, ao invés do capitalismo e da distribuição de riqueza de forma desigual.Pelo Amor que cada ser humano tem a Deus,DOEM,PARTILHEM SEU PÃO,ADOTE UMA CRIANÇA A DISTANCIA,AJUDEM ESSE POBRE E SOFRIDO POVO!, com Amor 100%, Vane( Salvador-Bahia-Brasil)

AME 100% A VIDA disse...

Parabéns querido amigo TC Issa, e que Deus lhe de muitas forças para conseguir juntos com outros colegas manterem a paz neste gigante acampamento por que não dizer uma cidade de quase 100 mil habitantes com as crianças e em condições lamentáveis numa guerra pela sobrevivência, seja roubando ou matando por alimentos!Até quando as autoridades vão continuar com este descaso? com esta falta de humanidade? podemos fazer mais, doar mais basta priorizar a vida a dignidade da pessoa humana.Afinal de que adianta direitos humanos se não conseguimos torná-los sonhos concretizados ou realizados?Precisamos Amar uns aos outros como Jesus nos ensinou.Boa Sorte e muita coragem!Desistir jamais!!lutar sempre por um mundo mais justo e humano!Beijos do Brasil com carinho, Vane