O Comando da Brigada Militar enviou documento aos Comando Regionais no último dia 23 de janeiro informando o calendário de provas do COTER para 2012. Os Oficiais interessados devem enviar sua inscrição até o dia 17 de fevereiro ao correio eletrônico da PM3.
Este ano a Diretriz de Seleção de Policiais Militares Voluntários para Missão de Paz apresenta algumas novidades em relação aos anos anteriores. A principal mudança é que o documento deste ano deixa bem claro que o concurso não se resume apenas às provas de Idioma (Inglês/Francês), Condução de Viatura 4X4 e tiro. Estas provas fazem parte da 1ª Fase do processo seletivo, o qual é constituído de 3 fases distintas. Isso já estava ocorrendo na prática desde 2010, no entanto não constavam das regras escritas do certame.
As três fases são as seguintes:
1ª Fase: Prova escrita e oral de Inglês, Condução de Vtr 4X4 e Tiro;
2ª Fase: Os aprovados na 1ª Fase serão matriculados em um curso à distância - EAD - no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil - CCOPAB. No início do curso os Oficiais receberão o material para estudo com cerca de 500 páginas (em Inglês) e devem realizar uma prova ao final de 30 dias. A média para aprovação é 7,0.
3ª Fase: Curso presencial no CCOPAB, no Rio de Janeiro, com duração de 4 semanas. Normalmente são realizados 02 cursos durante o ano, o primeiro no mês de abril e o segundo no mês de outubro.
Concluído o concurso, os aprovados estarão aptos a receber a designação para uma das Missões de Paz da ONU para as quais o Brasil envia policiais (Guiné Bissau, Haiti, Sudão do Sul e Timor Leste). A prioridade de indicação, segundo a Diretriz, é para os policiais que frequentarem o curso presencial, ou seja, concluírem com aprovação as 03 fases do concurso. Esgotada esta possibilidade, serão indicados os que realizaram o curso à distância. E, por fim, os Oficiais aprovados na 1ª fase.
Outra inovação deste ano é que a Diretriz estabelece que o Oficial que concluir uma missão de paz com duração mínima de 6 (seis) meses, permanecerá habilitado por mais 18 (dezoito) meses, a contar da data de término da missão.
Embora no último ano a ONU tenha estabelecido uma nova missão de paz, a Missão de Paz no Sudão do Sul - UNMISS - e a Diretriz de 2011 tenha estabelecido que no caso de surgimento de uma nova missão a participação de praças das Polícias Militares seria avaliada, o concurso deste ano continua a ser destinado somente a Oficiais, em razão, segundo a Diretriz 2012, das atividades previstas para as citadas operações de paz e dos requisitos exigidos e desejáveis pela ONU.
As provas serão realizadas conforme o seguinte calendário:
- 23 a 27 de abril: Porto Alegre e Recife. (A prova de idioma será somente o Inglês)
- 6 a 10 de Agosto: Brasília e Manaus. (A prova de Idioma será Inglês e francês) O candidato deve optar por um dos idiomas ou, caso queira, poderá se submeter aos dois testes.