Na semana passada estive em Porto Alegre realizando as provas de avaliação aplicadas pela IGPM/COTER com o intuito de selecionar Oficiais das polícias militares brasileiras voluntários para integrarem missões de paz das Nações Unidas. Compareceram 20 Oficiais oriundos dos Estados de Alagoas, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foram 14 aprovados, dentre os quais quatro Oficiais do Rio Grande do Sul. Este foi o melhor resultado obtido pela Brigada Militar desde o início do sistema de concursos para o preenchimento de vagas para a United Nations Police – UNPOL. Foram cinco inscritos e apenas uma reprovação. Isto demonstra o interesse dos Oficiais da Corporação na busca do constante aperfeiçoamento técnico-profissional, compreendendo a importância de agregar o estudo de um idioma estrangeiro ao processo de preparação para os eventos internacionais que o Brasil sediará em breve: A Copa das Confederações 2013, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Afinal, não é sempre que temos a oportunidade de fazer um intercâmbio de 12 meses em um país estrangeiro, realizando uma verdadeira “imersão” no idioma inglês, com as despesas custeadas pelas Nações Unidas. Convivendo com policiais de diversos países, aprendendo sobre suas instituições policiais, seus costumes, cultura e religião, exercitando a tolerância e a convivência pacífica entre os povos no dia-a-dia do trabalho UNPOL nas Missões de Paz no Haiti, Timor Leste, Sudão e Guiné Bissau. Na foto abaixo podemos ver os Oficiais da Brigada Militar aprovados, logo após concluírem a última etapa da prova de tiro. Da esquerda para a direita, Capitão Marco Antonio dos Santos Morais (3ºBOE – Passo Fundo), Capitão Arnaldo Hoffmann Neto (11 BPM – Porto Alegre), o Capitão Átila Mesadri Pezzeta (29 BPM – Ijuí), e o Capitão Laudemir da Rosa Gomes ( 1º BPAF – Uruguaiana).
A partir da década iniciada em 1990 o trabalho policial nas Operações de Paz das Nações Unidas vem recebendo reconhecimento internacional e crescendo em importância dentro da estrutura de uma missão de paz. O Brasil está presente neste processo. Este blog trará informações aos policiais militares que pretendam participar de uma missão de paz, bem como aos leitores em geral, com destaque à UNPOL e a informações gerais sobre os países onde nossos policiais estão "In the Service Of Peace".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Foram dias proveitosos, de compartilhamento de experiências, em contato com Oficiais das demais Polícias Militares. Parabéns aos aprovados e boa missão.
Congratulation for your performace. Once again , our "Brigada" in good path...
Hoffmann DE NOVO? heheheh. Parabéns meu amigo! Nesse rumo você se tornará outro veterano em missões de paz... Vá lá outra vez e represente bem nosso Rio Grande.
Abração,
Major Becker
Senhores oficais, aceitem meus cumprimentos! Cap Marco, veterano da Op. Minustah (Haiti), parabéns por mais uma aprovação!
Boa sorte!
Postar um comentário