Na última sexta-feira os brasileiros comemoraram em todo o país a independência do Brasil. Mas o sete de setembro também foi um dia especial para vinte policiais militares brasileiros que se encontram longe de casa desempenhando suas funções como United Nations Police – UNPOL - em duas Missões de Paz da ONU: Sudão do Sul e Timor Leste.
Pela primeira vez na história da participação policial brasileira nas UN Mission dois contingentes realizam a cerimônia de recebimento de medalhas das Nações Unidas, o Medal Parade, na mesma data. E a Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul esteve representada nos dois eventos.
As cerimônias ocorreram quase que simultaneamente, pois em Juba, capital da mais nova nação africana, os atos solenes iniciaram às 11 horas da manhã e em Dili as 17:30 horas (12:30 hs em Juba devido ao fuso horário).
Dentre os cinco Oficiais agraciados com a medalha da Missão de Paz da ONU no Sudão do Sul – UNMISS – está o Capitão Marco Antonio dos Santos Morais (APMRS 1997), do 3º Batalhão de Operações de Especiais de Passo Fundo.
Já em Dili, capital do Timor Leste, entre os quinze oficiais brasileiros agraciados estava o Capitão Átila Mezadri Pezzeta (APM/RS 1995), do 29 Batalhão Polícia Militar da cidade de Ijuí.
A Medalha das Nações Unidas “In the Service of Peace” é a mesma em todas as missões de paz da ONU, o que muda são as cores presentes na fita e no passador, as quais representam características do país onde a missão está sediada. No caso do Sudão do Sul, as cores representam o seguinte: o azul as Nações Unidas; o preto a riqueza do petróleo do país; o verde o fértil solo do Sudão do Sul e o branco a esperança de paz e prosperidade após a luta pela independência.
Um comentário:
ajudou muito com o meu trabalho, e VOCÊS fizeram um ótimo trabalho!! parabéns :*
Postar um comentário