O Capitão Átila Mesadri Pezzeta completou oito meses de serviço na Missão de Paz da ONU no Timor Leste no último dia 01 de novembro e , devido ao encerramento da missão no final deste mês, esta prestes a retornar para o Brasil. Em vista disso, nos enviou mais um relato sobre seu trabalho na UNMIT.
“A Missão contou com 4 Formed Police Unit, (unidades formadas como tropas especiais para controle de distúrbios civis) e suporte para a PNTL e para a UNPOL, diante de casos extraordinários.O efetivo de UNPOLs era de 500 policiais distribuídos em Dili, junto ao comando da missão, e nos 13 distritos, compreendendo mais de 50 países. No ãmbito distrital tudo é replicado: comando, estafe (seções do EM) e times de patrulha. O distrito da UNPOL funciona junto com a PNTL (Polícia Nacional do Timor Leste). Os UNPOLs auxiliam no treinamento e monitoramento da polícia nacional e a Unidade se subordina diretamente ao “Deputy Police Commissioner for Operations”, no âmbito operacional. Há atividades de operações, controle de pessoal, logística, investigação, polícia comunitária, trânsito e inteligência, entre outros. A presente Missão foi criada em 2006, quando a ONU a autorizou e que teve como mote principal um pedido do Parlamento local pelo estabelecimento da UN Police no Timor Leste, buscando manter a lei e a ordem no país, viabilizando sua reorganização e reconstrução, o diálogo político e a governança democrática. Nossa Missão se encontra em fase final e após três períodos eleitorais bem-sucedidos vemos agora a preparação para a sua retirada e o retorno dos seus integrantes aos seus países. Atualmente há o chamado "decrease", significando que os contingentes que chegaram ficarão até o final de novembro somente. Apos isso haverá a desmobilização da UNPOL e da UNMIT, com seu encerramento. O país encontra-se no caminho do desenvolvimento e o governo trabalha para acelerar os trabalhos de infraestrutura e serviços, assumindo integralmente seu papel.
Atualmente executo a função de Logistics Officer e Legislation Advisor no distrito de Baucau, com colegas de 16 países.
Nossa estrutura conta com equipes de patrulha e faz operações esporádicas. Nas fotos abaixo alguns momentos destas patrulhas. Sendo que a segunda foto foi tirada durante o período eleitoral.
Temos funcões internas, como pessoal, logística, investigação, treinamento, inteligência, operações, trânsito e vulneráveis. O Timor Leste já atingiu um estágio favorável ao desenvolvimento, com suporte da UNMIT. Há muito trabalho a ser feito ainda pelo governo local. Os serviços de infraesterutura do Estado estão sendo consolidados. Temos orgulho por podermos servir nas Nações Unidas e representarmos nossos países, nossas forças policiais e nossas famílias.”
MISSÃO DE PAZ DAS NAÇÕES UNIDAS NO TIMOR LESTEATILA MESADRI PEZZETTA - Capitao QOEM – BRIGADA MILITAR/RS"
Nenhum comentário:
Postar um comentário