Os UNPOLs brasileiros integram a Police Reform Unit da UNIOGBIS, a qual é composta por 12 UNPOLs e dois membros da Standing Police Capacity (Seção da Police Division que possui policiais especialistas em diversas áreas e tem sede em Brindisi/Itália). Dentre os projetos que estão sendo desenvolvidos pela Police Reform Unit estão a construção de Esquadras Policiais Modelo e a criação de um Laboratório Computadorizado de Instrução Policial.
Na foto abaixo podemos ver a cerimônia na qual foi assinado o acordo referente a construção da 1ª Esquadra Policial Modelo (Model Police Station) no Bairro Militar da capital guineense. Estão na foto o Secretário de Estado Otavio Alves, A Ministra do Interior Adja Satu Camara, o Representante Especial do Secretário Geral da ONU - SRSG - Joseph Mutaboba, o Chefe da Security Sector Reform Section Antero Lopes, o Sub-comandante da Polícia de Ordem Pública Niaga e o Senior Police Adviser Coronel PMDF Nelson Werlang Garcia. Em pé, atrás do Coronel Garcia, podemos ver ainda o UNPOL Bertram Hinze (Suíça), o UNPOL João Nhanombe (Moçambique) e a UNPOL Major PMDF Denise Dantas.
Na foto seguinte podemos ver policiais guineenses no Laboratório de treinamento computadorizado (Computer-based Training Laboratory - CBT-Lab). Segundo o Capitão da Brigada Militar Tales Américo Osório (APM/RS 1998) “é bem gratificante a operacionalização do CBT-Lab, pois os policiais estão bem motivados a aprender as lições. O curso é feito em uma semana. Houve um dia que era feriado e o CBT-Lab só funciona de 2ª a 6ª feira. A turma se voluntariou para ir no sábado finalizar o curso. Eles estão bem empolgados.”
Por fim, a última foto mostra a cerimônia e despedida dos policiais guineenses que foram designados para trabalharem como UNPOLs na Missão de Paz do Haiti – MINUSTAH. Compareceram na cerimônia o Senior Police Adviser, Coronel PMDF Nelson Garcia (último à direita), e o Special Assistant to the Senior Police Adviser Capitão BMRS Osório (esquerda ao fundo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário