domingo, 2 de dezembro de 2012

UNMIT: Capitão Átila concluiu sua missão no Timor Leste

O Capitão Átila Mesadri Pezzetta (APM/RS 1995) concluiu esta semana seu período de serviço na Missão de Paz da ONU no Timor Leste - UNMIT - e já se encontra no Brasil. Ele integrou o último grupo de policiais militares brasileiros a deixarem a capital Díli devido ao encerramento das atividades da ONU no Timor. A viagem de volta foi longa, foram aproximadamente 19.500 km percorridos em dois dias e meio, com no mínimo três escalas até a chegada ao aeroporto de Guarulhos em São Paulo. 
O Capitão Átila chegou ao Timor no dia 03 de março deste ano, portanto foram aproximadamente nove meses de missão de paz. Meses de intensas atividades, treinamentos e monitoramento da Polícia Nacional do Timor Leste – PNTL, a qual atingiu este ano o estágio de capacitação necessário para assumir na totalidade a responsabilidade pelo policiamento e segurança pública de seu país. Logo no início da missão, o Capitão Átila foi designado para o Distrito de Baucau, uma região de montanhas em meio à floresta equatorial do Timor, onde permaneceu desempenhando suas funções de UNPOL - Police Advisor até a semana passada. Em Baucau o Oficial gaúcho desempenhou funções de patrulhamento, treinamento, Legislation Advisor e Oficial de Logística. 

A oportunidade de trabalhar diretamente com policiais de 16 países em Baucau fez com que o Capitão Átila pudesse desenvolver ainda mais sua proficiência no idioma inglês e ter contato com seus mais variáveis sotaques oriundos de países da Ásia, África, Europa e Oceania. Além disso, possibilitou ao Oficial uma visão crítica de vários sistemas policiais existentes nos cinco continentes. 

Com certeza a Brigada Militar tem um Oficial altamente preparado para os desafios que se acercam com a realização da Copa do Mundo em 2014 em nosso país. Parabéns ao Capitão Átila, mais um Boina Azul da Brigada Militar que retorna ao Rio Grande do Sul com o sentimento de dever cumprido e de ter contribuído com seu trabalho para a estabilidade e o progresso do Timor Leste. Aproveite o tempo para descansar e matar a saudade de sua família, afinal foram quase nove meses longe de casa. Com certeza sua esposa e filhos estão muito felizes com o seu retorno. 
Este ciclo será coroado ainda este mês com sua promoção ao posto de Major! 
Parabéns Átila!

Nenhum comentário: