segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Sudão: Governo impõe restrições de movimento à UNAMID

Na última sexta-feira o Conselho de Segurança da ONU aprovou o prolongamento do mandato da Missão de Paz em Darfur por mais 12 meses. A decisão provocou reações do governo sudanês, o qual é contrário à permanência por mais tempo da força multinacional no Sudão. O governo de Khartum entende que a missão, presente no país desde 2007, não está atingindo um de seus objetivos principais que é o de dar estabilidade e segurança aos campos de refugiados, nos quais, recentemente, tem aumentado os índices de violência. Um porta-voz do Ministério da Informação sudanês, Rabie Abdelati, acusou a UNAMID de não conter a violência e também refugiar rebeldes instigadores do combate na região.
Uma das primeiras medidas tomadas pelo governo do Presidente Al- Bashir foi restringir os deslocamentos dos integrantes da missão. Segundo Rabie Abdelati, a partir de agora a UNAMID deverá informar previamente ao governo sudanês todo e qualquer deslocamento, informando detalhadamente o plano de viagem. Abdelati enfatizou que "todo movimento deve ser em clara coordenação conosco e não se devem realizar atividades sem nosso conhecimento".
Outra medida anunciada é que todo integrante da missão terá suas malas revistadas nos aeroportos e terá que informar o governo sempre que quiser circular nas estradas, inclusive na capital do Sul do Darfur, Nyala.
Em vista das restrições impostas por Al- Bashir, exercícios de treinamento com deslocamentos de comboio em estradas como o realizado no norte e oeste de Darfur no final de junho como preparação para o referendo serão mais raros de agora em diante. Abaixo algumas fotos do treinamento batizado de “Haboob Chase” realizado próximo das cidades de Saraf Omra and Kabkabiya no Norte de Darfur em 26 de junho de 2010.

Fotos: UN Albert Gonzalez Farran

Fonte: site Angola Press e Prensa Latina

Nenhum comentário: