sexta-feira, 15 de abril de 2011

Darfur: UNPOL de Serra Leoa é morta em ataque rebelde

Um comboio formado por militares e UNPOLs pertencentes à UNAMID foi atacado por homens armados na terça-feira da semana passada (05) quando retornavam a sua base após cumprir uma missão rotineira de patrulhamento na região de Kutun, no norte de Darfur. Os boinas azuis revidaram e abriram fogo contra os agressores. Durante a troca de tiros um agressor foi atingido e morto, no entanto um veículo com 03 UNPOLs femininas foi sequestrado pelo grupo armado.

Logo após o ataque o veículo das policiais foi abandonado pelos sequestradores, no entanto, quando os Boinas Azuis chegaram ao local uma das UNPOLs, de Serra Leoa, já estava sem vida e as outras duas estavam feridas, sendo uma delas em estado grave.

O Secretário Geral da ONU, Ban Ki Moon, condenou o ataque aos Boinas Azuis e pediu que o governo de Khartoum indentifique e puna os responsáveis. O Secretário Geral reafirmou, ainda, o firme propósito das Nações Unidas em permanecer em Darfur o tempo necessário para assegurar que a população possa viver em um ambiente de estabilidade e segurança.

Ainda consternados com o ocorrido, os integrantes da UNAMID realizaram uma cerimônia para prestar as últimas homenagens à colega com quem conviveram por mais de 2 anos em Darfur. Na foto abaixo podemos ver o momento em que o Police Commissioner, James Oppong-Boanuh (Ghana), depositou uma coroa de flores em memória da UNPOL de Serra Leoa.



Foto: Albert Gonzalez Farran - UNAMID

Nenhum comentário: