domingo, 29 de maio de 2011

UNMIT: Xanana manda ONU oferecer seus serviços no Iraque ou Afeganistão

O Primeiro Ministro Timorense, Xanana Gusmão, reagiu de forma enérgica à divulgação de documento interno da Missão de Paz da ONU no Timor Leste - UNMIT - no qual é citado com um obstáculo ao regime constitucional timorense. Em discurso proferido no último dia 19 de maio Xanana Gusmão utilizou as seguintes palavras ao se referir aos funcionários da ONU em Dili:

"A minha proposta é esta: UNMIT - Missão das Nações Unidas em Timor-Leste - e especialistas em Timor, ofereçam os vossos serviços para melhorar o Iraque, Afeganistão, Paquistão, e apoiem a democracia no Iémen, Síria ou Líbia".

O Primeiro Ministro também enviou uma mensagem aos funcionários timorenses da ONU, dizendo que "não devem rastejar pelo dinheiro de outros". "Porque isso é uma doença, a que chamamos colonialismo mental", frisou.

Em nota à imprensa o comando da UNMIT declarou que o documento interno tornando público não reflete o pensamento oficial da ONU, bem como o comando da missão tem canais próprios de comunicação com o governo local para tratar assuntos desta natureza.

Leia a notícia na íntegra no site do SICNOTÍCIAS.

Nenhum comentário: