segunda-feira, 9 de maio de 2011

MINUSTAH: TCel Issa completa duas semanas de missão



As Missões de Paz da ONU são dinâmicas, muito embora possuam uma estrutura organizacional básica que sirva de padrão a todas, é a necessidade encontrada no terreno que determina a criação de uma unidade policial. Um exemplo disso é a IDP Camps Unit (Internally Displaced Personal). Ou seja, a unidade policial encarregada de garantir a ordem e a segurança nos campos de desabrigados surgidos após o terremoto de janeiro de 2010.
Pois é nessa nova unidade policial da MINUSTAH que está trabalhando há pouco mais de 10 dias o Tenente Coronel Francisco Issa, da Polícia Militar do Estado da Bahia – PMBA. Segundo o TCel Issa, a IDP Camps Unit é composta por 21 UNPOLs oriundos de países como o Nepal, o Sri Lanka, o Canadá, os Estados Unidos, a Costa do Marfim, a Guiné Bissau e o Brasil.
A área de responsabilidade do UNPOL brasileiro é denominada IDP Camps “Jean Marie Vincent”, o qual compreende 7 campos de desabrigados em áreas pré-demarcadas localizadas na região da favela de Cité Soleil.
São cerca de 48 mil pessoas vivendo em tendas com uma infra-estrutura que inclui um hospital do Cólera, armado em tendas de campanha pela Cruz Vermelha Internacional, bem como instalações sanitárias coletivas, conforme podemos ter um panorama na foto abaixo.


As atividades de patrulhamento diárias incluem efetivos policiais das FPUs (Formed Police Units) da Nigéria e da Índia(foto), bem como o apoio em força do Grupamento Operativo dos Fuzileiros Navais brasileiros (foto), os quais participam dos patrulhamentos conjuntos com a UNPOL e a Polícia Haitiana – PNH, conforme as fotos abaixo.

Segundo o TCel Issa “torna-se importante frisar que a missão do Haiti é basicamente policial e as forças armadas atuam em conjunto conosco, devido ao nosso poder de polícia, eles só podem entrar em uma casa ou prender alguém na presença da UNPOL”.
Os principais delitos registrados nos IDP Camps são o homicídio, furtos diversos (principalmente celulares e dinheiro), roubos, violência doméstica, violência contra mulheres e crianças, crimes sexuais (pedofilia e estupros).

As três semanas que o Tenente Coronel PMBA Francisco Issa vivenciou até o momento em seu primeiro mês de missão em Porto Príncipe certamente foram intensas em aprendizagens e experiências no campo profissional e pessoal.

Desejamos sucesso ao amigo TCel Issa e aos integrantes da IDP Camps Unit em sua nobre missão em terras haitianas.

Nenhum comentário: