domingo, 19 de junho de 2011

Timor: Português deve ser a língua oficial da ONU no país

O Parlamento do Timor Leste aprovou uma Resolução no último dia 13 de junho, na qual estabelece que a ONU e a União Européia devem utilizar o português ou o tétum como línguas oficiais ao se dirigirem institucionalmente às autoridades timorenses.

A adoção da Língua Portuguesa ou do Tétum é recomendada "para permitir uma comunicação fluida e sem equívocos e facilitar o entendimento frutífero entre as instituições do Estado de Timor-Leste, por um lado, e as organizações e agências internacionais, por outro, no âmbito de apoio ao desenvolvimento de Timor-Leste".

O texto da Resolução faz menção ao documento interno da UNMIT que se tornou público no mês passado, no qual havia críticas ao governo, em especial ao Primeiro-Ministro: "Ultimamente tem surgido documentação proveniente de várias organizações, designadamente da UNMIT e do PNUD, de teor inaceitável, que podem pôr em causa as relações institucionais".

A deliberação do parlamento timorense dá um prazo de seis meses para que a ONU e UE adotem o português e o tétum na elaboração de sua documentação técnica.
Os parlamentares timorenses pretendem ainda que as duas instituições internacionais assegurem, nos seus projetos desenvolvidos no Timor-Leste, "interlocutores que se exprimam em Língua Portuguesa" e promovam o conhecimento da Língua Tétum como fator preferencial de recrutamento.
Salientando o que é prática em países como Angola, Moçambique ou o Brasil, querem ver incluídos nos termos de referência para a contratação de assessores e consultores internacionais "a obrigatoriedade de domínio escrito e falado da Língua Portuguesa, admitindo-se apenas exceções em casos residuais, devidamente justificados".
O deputado do CNRT Arão Noé, um dos proponentes, justificou que "nos países da CPLP a documentação é escrita também em Português, e unicamente em Timor-Leste é que esses documentos são só escritos em inglês".

Se realmente for implementada esta resolução, isto implicará em maiores oportunidades de trabalho para brasileiros nas diversas áreas de atuação destas organizações internacionais no Timor Leste.
Fonte: site SICNOTICIAS

Nenhum comentário: