sábado, 25 de junho de 2011

Sudão: Ten Sacchelli ainda aguarda autorização de embarque

O 1º Tenente Allan Sacchelli, da Polícia Militar do Estado do Paraná - PMPR, mesmo aprovado em todas as fases do concurso, inclusive na entrevista telefônica, ainda está aguardando a autorização para o embarque para a Missão de Paz da ONU no Sudão - UNMIS.
O Tenente Sacchelli, após a aprovação no concurso do COTER, participou do Estágio de Preparação para Missões de Paz 2010/1, no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil no Rio de Janeiro - CCOPAB - em maio do ano passado. No ato de formatura já soube que estava designado para UNMIS, assim como seus colegas de curso souberam de suas respectivas designações para as missões do Haiti -MINUSTAH - e do Timor Leste - UNMIT. A própria placa de formatura já trazia esta informação.
Na foto abaixo podemos ver os Oficiais que frequentaram o Estágio com o Tenente Sacchelli. Da esquerda para a direita: Coronel PMDF Matias (está no Timor); Tenente PMBA Pujol e Tenente PMPR Azevedo (ambos estão no Haiti); Tenente PMESP Vieira (já completou sua missão no Timor); Coronel PMDF Edilson (está no Timor); Major PMAL Rhonady (está no Timor); Tenente Sacchelli; e Capitão PMPE Domingos (já completou sua missão no Timor).
O Tenente Sacchelli aproveitou seu período de férias neste mês de junho e realizou uma viagem aos Estados Unidos. Ele me enviou um e-mail na semana passada, no qual relatou sua visita à Missão Permanente do Brasil na ONU, na qual teve contato com o Adido Militar e recebeu informações sobre sua situação: "tive a oportunidade de conversar pessoalmente com o Coronel Baganha do Exército Brasileiro e verificar a minha situação quanto a participação da ida ao SUDÃO. Bem, ele me informou que eu fui aprovado na entrevista telefônica... porém... as convocações para as missões de paz para o SUDÃO estão suspensas por tempo indeterminado em virtude da separação do país."
Realmente a situação no Sudão não é das melhores, pois a separação do sul do país está longe de chegar a uma solução pacífica. O governo de Khartum intensificou ataques militares principalmente na região petrolífera de Abyei. Notícia veiculada na semana passada pelo site "Africa 21" informou que a ONU estabeleceu um perímetro de segurança em torno de sua base localizada na capital do estado sudanês do Kodorfan-sul, tendo em vista ataques aéreos nas imediações da base, bem como o grande número de civis refugiados que se deslocaram para a base da ONU procurando proteção.
Infelizmente a Missão no Sudão parece ter terminado para os policiais brasileiros, pelo menos por enquanto. O efetivo de UNPOLs que era de 3 Oficiais agora conta apenas com o Tenente PMESP Mello, o qual recebeu nova extensão e deverá permanecer no Sudão até o final deste ano.
O COTER, visando uma economia de recursos e o aproveitamento do prazo de validade de 18 meses do concurso do Tenente Sacchelli, poderia designá-lo para uma das outras missões existentes (Timor, Haiti e Guiné Bissau), pois afinal é um Oficial que está preparado, com todos os cursos realizados, e acima de tudo, mesmo após esta longa espera, está motivado a se tornar um Boina Azul.
Desejo sorte ao Sacchelli!

Nenhum comentário: