sábado, 10 de setembro de 2011

Timor Leste: Final de Missão para UNPOLs brasileiros

No próximo dia 12 de setembro, segunda-feira, 14 policiais brasileiros estarão completando 12 meses de trabalho na Missão de Paz da ONU no Timor Leste - UNMIT. No entanto, apenas seis Oficiais regressarão ao Brasil por término de missão, visto que oito Oficiais receberam extensão de 6 meses, devendo permanecer em solo timorense até o mês de março de 2012.
Os Oficiais que estão retornando ao Brasil são os seguintes:

-MAJ NILSON ALVES DE ARAUJO – PMDF
-1º TEN CARLOS EURIPEDES BARBOSA - PMDF
-CAP ROGÉRIO ARAÚJO DE SOUZA - BMRS
-CAP PABLO NERI PEREIRA - PMSC.
-1º TEN MAURO JOSÉ GALINDO CALADO - PMPE
-1º TEN LUCIANO MIGUEL – PMESP

Já a relação dos que receberam extensão até março de 2012 é a seguinte:

-MAJ ROBERTO DE SANTANA FREITAS - PMDF
-CAP RODRIGO CAMARGO CAMPOS - PMDF
-CAP ROBSON LUIZ MAGALHÃES PINHEIRO - PMDF
-1º TEN WERNER ARAUJO MIQUELINO DA SILVA - PMDF
-CAP GILMARA SANTANA DE OLIVEIRA - PMBA
-CAP FERNANDO ÁTILA FERREIRA JR – PMBA
-1º TEN EDUARDO ALEX SOARES CAMACHO - PMESP
-1º TEN LIGIA PINHEIRO - PMESP

As seis vagas abertas agora para policiais brasileiros na UNMIT se somam as duas vagas existentes desde junho (os indicados ainda não embarcaram) com o término de missão do Capitão Domingos, da PMPE, e do Tenente Vieira da PMESP.
Os Oficiais já designados para substituir os UNPOLs brasilerios na UNMIT (TCel Valdemir e Cap Senna -PMDF- Ten Sacchelli - PMPR- Cap Maurício - PMESP) estão encontrando dificuldades burocráticas como, por exemplo, a emissão do passaporte diplomático ou de serviço pelo Itamaraty, bem como não foram entrevistados ainda. O Capitão Senna, da PMDF, aguarda a mais de 40 dias a emissão do documento, o qual em tese deveria ser emitido em 5 dias úteis, conforme o próprio Itamaraty informa.
Aguardemos os próximos acontecimentos.


3 comentários:

Anônimo disse...

Quanto ao Oficial que tem problemas com a emissão do passaporte, relato o problema que tive antes de embarcar: Solicitei o Passaporte Diplomático, e o meu requerimento sempre aparecia como não processado, na consulta eletrônica do MRE. Depois de um mês, liguei pro Setor de Documentos de Viagem, e alguma "alma" me disse que eu deveria ter requerido o "Passaporte Oficial" em vez do diplomático. Refiz o pedido e o passaporte oficial saiu rapidamente (5 dias após o protocolo).
Sei que muitos oficiais obtiveram o passaporte diplomático, e questiono os critérios da SDV, porém, como o importante é embarcar, não questionei muito(coincidentemente, solicitei logo após a polêmica dos passaportes diplomáticos dos filhos do ex-presidente).

Espero ter ajudado.


1º Ten Ceschin - PMPR

Major Marco disse...

Obrigado pela informação Ceschin, acredito que isso possa ajudar nossos colegas a agilizar o processo de obtenção do passaporte.
Quando estive no Haiti recebi o passaporte de serviço, já os outros 03 Oficiais que estavam comigo tinham o diplomático. Realmente o MRE não tem uma regra estabecida.
Grande abraço.

Tenente Camacho disse...

Eu deveria ficar surpreso, mas não consigo.