sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CCOPAB: Instrução prática de condução de viatura na "mão inglesa"

Um dos primeiros obstáculos enfrentados pelos UNPOLs brasileiros ao chegar à Missão de Paz da ONU no Timor Leste – UNMIT – é a adaptação à condução de viaturas na chamada “mão inglesa”, ou seja, com o volante no lado direito. Não tenho conhecimento de nenhum UNPOL brasileiro reprovado neste teste, mas logicamente é uma preocupação à mais logo na primeira semana de missão.
Recordo de uma situação que acompanhei no Haiti quando um contingente de 20 UNPOLs do Sri Lanka, os quais utilizam a “mão inglesa” em seu país, tiveram que fazer o teste de direção para obterem a licença para dirigir viaturas da ONU em Porto Príncipe, onde se dirige segundo as mesmas normas do Brasil. Dos 20 Oficiais, apenas 02 foram aprovados. Todos os demais tiveram que repetir o teste uma ou duas vezes. Os UNPOLs podem realizar o teste prático de direção no máximo 03 vezes. A reprovação não significa repatriação, mas sim o fato de ter que sempre depender de outros colegas para se movimentar.
Pensando nisso, durante a semana que passou, o CCOPAB realizou uma instrução específica na qual os alunos puderam praticar a condução deste tipo de veículo. Algumas dificuldades foram comuns à maioria dos alunos, tais como acionar o limpador de pára-brisa quando na verdade se pretendia acionar o indicador de direção ou, ainda, levar a mão direita instintivamente em direção à porta do veículo para trocar a marcha, quando deveria ser utilizada a mão esquerda. Nas fotos abaixo podemos ver o Capitão Marco, da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, (1ª foto) e o Major Alexander da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

No mesmo dia os Oficiais-alunos também tiveram a oportunidade de dirigir veículos 4X4 nos mais diferentes tipos de terreno no centro de Instrução de Gericinó. O dia chuvoso contribuiu para que a dificuldade apresentada pelos obstáculos (aclives, declives e muita lama) aumentasse. Nas fotos abaixo podemos visualizar alguns destes momentos.
Na próxima semana, a última do curso, os alunos terão uma atividade de 3 dias no campo de instrução de Gericinó, onde poderão colocar em prática os conhecimentos recebidos nas três primeiras semanas do curso. Está sendo organizado pelo CCOPAB um cenário simulando uma situação de missão de paz onde os UNPOLs, UN Military Observers e Staff Officers atuação em suas respectivas áreas de responsabilidade realizando patrulhas, negociações e mediações, monitoramentos, contato com a população local e produção de relatórios.

Nenhum comentário: