sábado, 25 de junho de 2011

Sudão: Ten Sacchelli ainda aguarda autorização de embarque

O 1º Tenente Allan Sacchelli, da Polícia Militar do Estado do Paraná - PMPR, mesmo aprovado em todas as fases do concurso, inclusive na entrevista telefônica, ainda está aguardando a autorização para o embarque para a Missão de Paz da ONU no Sudão - UNMIS.
O Tenente Sacchelli, após a aprovação no concurso do COTER, participou do Estágio de Preparação para Missões de Paz 2010/1, no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil no Rio de Janeiro - CCOPAB - em maio do ano passado. No ato de formatura já soube que estava designado para UNMIS, assim como seus colegas de curso souberam de suas respectivas designações para as missões do Haiti -MINUSTAH - e do Timor Leste - UNMIT. A própria placa de formatura já trazia esta informação.
Na foto abaixo podemos ver os Oficiais que frequentaram o Estágio com o Tenente Sacchelli. Da esquerda para a direita: Coronel PMDF Matias (está no Timor); Tenente PMBA Pujol e Tenente PMPR Azevedo (ambos estão no Haiti); Tenente PMESP Vieira (já completou sua missão no Timor); Coronel PMDF Edilson (está no Timor); Major PMAL Rhonady (está no Timor); Tenente Sacchelli; e Capitão PMPE Domingos (já completou sua missão no Timor).
O Tenente Sacchelli aproveitou seu período de férias neste mês de junho e realizou uma viagem aos Estados Unidos. Ele me enviou um e-mail na semana passada, no qual relatou sua visita à Missão Permanente do Brasil na ONU, na qual teve contato com o Adido Militar e recebeu informações sobre sua situação: "tive a oportunidade de conversar pessoalmente com o Coronel Baganha do Exército Brasileiro e verificar a minha situação quanto a participação da ida ao SUDÃO. Bem, ele me informou que eu fui aprovado na entrevista telefônica... porém... as convocações para as missões de paz para o SUDÃO estão suspensas por tempo indeterminado em virtude da separação do país."
Realmente a situação no Sudão não é das melhores, pois a separação do sul do país está longe de chegar a uma solução pacífica. O governo de Khartum intensificou ataques militares principalmente na região petrolífera de Abyei. Notícia veiculada na semana passada pelo site "Africa 21" informou que a ONU estabeleceu um perímetro de segurança em torno de sua base localizada na capital do estado sudanês do Kodorfan-sul, tendo em vista ataques aéreos nas imediações da base, bem como o grande número de civis refugiados que se deslocaram para a base da ONU procurando proteção.
Infelizmente a Missão no Sudão parece ter terminado para os policiais brasileiros, pelo menos por enquanto. O efetivo de UNPOLs que era de 3 Oficiais agora conta apenas com o Tenente PMESP Mello, o qual recebeu nova extensão e deverá permanecer no Sudão até o final deste ano.
O COTER, visando uma economia de recursos e o aproveitamento do prazo de validade de 18 meses do concurso do Tenente Sacchelli, poderia designá-lo para uma das outras missões existentes (Timor, Haiti e Guiné Bissau), pois afinal é um Oficial que está preparado, com todos os cursos realizados, e acima de tudo, mesmo após esta longa espera, está motivado a se tornar um Boina Azul.
Desejo sorte ao Sacchelli!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Timor: Capitão Fernandes da PMERJ foi designado para a UNMIT

O Capitão Rodrigo Fernandes (na foto acima durante treinamento no CCOPAB), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro - PMERJ, foi designado para integrar a Missão de Paz da ONU no Timor Leste - UNMIT, juntamente com um Major do Maranhão. Ambos já foram aprovados na entrevista telefônica e aguardam a confirmação da data de embarque para Dili, a capital timorense. Estes dois Oficiais irão substituir dois UNPOLs brasileiros que tiveram o seu EOM (End of Mission) no último dia 16 de junho e já se encontram em solo brasileiro: o Capitão Domingos Lindoso da Silva Lorena, da Polícia Militar do Estado de Pernambuco, e o 1º Tenente Nelson Cesar Rosa Vieira, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, os quais aparecem na foto abaixo no dia do Medal Parade brasileiro, em fevereiro deste ano, sendo o Tenente Vieira o 2º da esquerda para a direita na 2ª fileira e o Capitão Domingos o 4º da direita para a esquerda na 3ª fileira.
Havia a expectativa por parte dos integrantes do contingente UNPOL brasileiro no Timor Leste de que todos receberiam extensão em seu tempo de Missão. Esta expectativa estava ligada ao fato de que existe a previsão de término da UNMIT no mês de maio de 2012. No entanto, dos seis UNPOLs que concluíram os seus 12 meses de missão apenas receberam extensão os Oficiais Superiores: Coronel Edilson, Coronel Matias, Ten Coronel Valverde, todos da PMDF, e o Major Rhonady da PMAL. Segundo informações vindas de Dili, cresce a probabilidade de que nem todos os 14 UNPOLs brasileiros que possuem o seu EOM previsto para setembro recebam extensão. Com isso aumenta a expectativa dos Oficiais aprovados nas provas do COTER, bem como dos que irão realizar as provas no mês de agosto, de que o sonho de se tornar um Boina Azul esteja mais próximo.
Na foto abaixo podemos ver os quatro policiais brasileiros que realizaram o último curso no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil -CCOPAB - no Rio de Janeiro no mês de abril, sendo que destes apenas o Capitão Fernandes já recebeu sua designação para missão. Da esquerda para a direita estão o Capitão Maurício, da PMESP, o Ten Coronel Valdemir, da PMDF, o Capitão Rodrigo Fernandes, da PMERJ e o Capitão Senna, também da PMDF. O Oficial que aparecem em pé ao fundo da mesa é o Capitão Hélio, da PMESP, o qual está cedido ao CCOPAB e atua como Oficial de ligação para os assuntos relacionados aos UNPOLs brasileiros, exercendo a função de coordenador do UNPOL Team.
Parabéns ao Capitão Fernandes pela sua designação para integrar a UNMIT, desejamos que os trâmites de embarque sejam rápidos e que em breve este novo Boina Azul esteja trabalhando e recebendo os ensinamentos dos veteranos UNPOLs brasileiros no Timor Leste.

domingo, 19 de junho de 2011

Timor: Português deve ser a língua oficial da ONU no país

O Parlamento do Timor Leste aprovou uma Resolução no último dia 13 de junho, na qual estabelece que a ONU e a União Européia devem utilizar o português ou o tétum como línguas oficiais ao se dirigirem institucionalmente às autoridades timorenses.

A adoção da Língua Portuguesa ou do Tétum é recomendada "para permitir uma comunicação fluida e sem equívocos e facilitar o entendimento frutífero entre as instituições do Estado de Timor-Leste, por um lado, e as organizações e agências internacionais, por outro, no âmbito de apoio ao desenvolvimento de Timor-Leste".

O texto da Resolução faz menção ao documento interno da UNMIT que se tornou público no mês passado, no qual havia críticas ao governo, em especial ao Primeiro-Ministro: "Ultimamente tem surgido documentação proveniente de várias organizações, designadamente da UNMIT e do PNUD, de teor inaceitável, que podem pôr em causa as relações institucionais".

A deliberação do parlamento timorense dá um prazo de seis meses para que a ONU e UE adotem o português e o tétum na elaboração de sua documentação técnica.
Os parlamentares timorenses pretendem ainda que as duas instituições internacionais assegurem, nos seus projetos desenvolvidos no Timor-Leste, "interlocutores que se exprimam em Língua Portuguesa" e promovam o conhecimento da Língua Tétum como fator preferencial de recrutamento.
Salientando o que é prática em países como Angola, Moçambique ou o Brasil, querem ver incluídos nos termos de referência para a contratação de assessores e consultores internacionais "a obrigatoriedade de domínio escrito e falado da Língua Portuguesa, admitindo-se apenas exceções em casos residuais, devidamente justificados".
O deputado do CNRT Arão Noé, um dos proponentes, justificou que "nos países da CPLP a documentação é escrita também em Português, e unicamente em Timor-Leste é que esses documentos são só escritos em inglês".

Se realmente for implementada esta resolução, isto implicará em maiores oportunidades de trabalho para brasileiros nas diversas áreas de atuação destas organizações internacionais no Timor Leste.
Fonte: site SICNOTICIAS

quinta-feira, 16 de junho de 2011

UNIOGBIS: Tenente Ceschin envia relato da Guiné Bissau


O 1º Tenente Moisés Ceschin, da Polícia Militar do Estado do Paraná (na foto acima junto a crianças guineenses), iniciou sua primeira missão a serviço das Nações Unidas no início do mês de maio. Passados pouco mais de 30 dias, o Tenente Ceschin nos enviou um relato com suas primeiras impressões a respeito da missão e da Guiné Bissau. O texto trás muitas informações aos leitores em geral, mas principalmente aos policiais aprovados nas provas do COTER e que já iniciaram o processo de indicação para missões de paz.

"Após um mês, eu diria que já me ambientei ao lugar e a missão sim. Por ser minha primeira missão, acredito que todo dia se aprende algo novo, é uma experiência profissional única servir a ONU e conhecer sua sistemática no terreno, notadamente nesse país tão assolado pelas disputas políticas e conflitos num passado recente desta jovem democracia.

A UNIOGBIS é uma missão política do DPA (Departament of Political Affairs), e possui uma série de objetivos em várias áreas, dentre as quais a Reforma do Setor de Segurança e Defesa. Trabalho no Setor de Reforma Policial como Police Adviser, que faz parte do Setor de Reforma da Segurança, prestando assistência técnica aos projetos em andamento, conforme o plano de trabalho anual, que estipula metas e objetivos a serem buscados pelo Setor.

Os objetivos estratégicos da missão são: Contribuição para a promoção do diálogo político e da reconciliação nacional, reforçar a capacidade dos setores da sociedade e governo em busca da prevenção e resolução dos conflitos, apoiar o processo de reforma da administração pública, notadamente o setor de segurança, defesa e justiça; assistir as autoridades nacionais no combate ao tráfico internacional de drogas, tráfico de seres humanos e crime organizado; monitorar e assistir as autoridades na coordenação e mobilização dos parceiros internacionais dentro de uma visão holística e continuada para apoio e estabilidade da consolidação da paz no país. As tarefas do nosso setor consistem em aconselhamento técnico, treinamento e monitoramento junto às autoridades governamentais e policiais, realização de seminários, conferências e workshops, planejamento de projetos e relatórios das atividades, e principalmente, gerenciamento e implementação de projetos na área de segurança e atinentes a reforma do setor policial.

Quanto a missão aqui na UNIOGBIS, tinha uma série de dúvidas, e vencido o processo de seleção, entrevista, embarque, muitas só foram sanadas às vésperas da viagem. Por exemplo, é uma missão política e não executiva. Logo, não é permitida a vinda com armamento algum. Tive alguns imbróglios no agendamento da viagem, realizada pelo PNUD. Após aconselhamento dos UNPOLS brasileiros aqui presentes, disseram que a melhor escala seria Lisboa - Bissau pela empresa aérea TAP (pela confiabilidade de chegada no horário e destinação das bagagens).

O país possui um potencial muito grande, já foi no passado, antes dos conflitos e enquanto era administrado por Portugal uma referência de desenvolvimento na África Ocidental. Mas após a libertação e conflitos pelo poder envolvendo militares e políticos, hoje há um retrato da destruição.

Encerrou o Tour of Duty do Senior Police Adviser, Coronel PMDF Nelson Werlang Garcia, que já retornou ao país no final de maio, bem como também encerrou o Tour of Duty do Tenente Coronel PMDF Florisvaldo Cesar Ferreira. Ambos os oficiais com impecável conhecimento técnico e importância fundamental dentro do Setor. Meu Induction Training foi com eles, no dia a dia, emitindo suas análises pessoais sobre os problemas existentes. Permanece na missão, representando o Brasil, o Ten Cel MARCOS e Ten Cel Denise, ambos também da PMDF. Vale lembrar que a ajuda "virtual" do Capitão Tales Osório, da BMRS foi providencial, pois me auxiliou muito com informações a respeito do país e dificuldades existentes. Ele é muito bem quisto pelos funcionários da UNIOGBIS e demais colegas da Police Reform Unit, sendo que sempre me indagam se trabalho com ele, pela semelhança dos nossos uniformes. Ele deixou uma ótima impressão, assim como os outros brasileiros.

O nosso setor comporta hoje, 15 vagas para efetivo UNPOL e 3 vagas de Staff, dentre elas a do Senior Police Adviser e duas de Police Project Manager, totalizando 18. Atualmente, encontram-se em aberto a vaga do SPA e duas para efetivo UNPOL. Os países representados no nosso setor são Uruguai (1), Brasil (3), Zimbabwe (1), Moçambique (2), Angola (1), Portugal (1), Espanha (2), Suíça (1), Paraguai (1) e Timor Leste (2). Há a necessidade de expansão do nosso setor, isso é uma certeza, pois a demanda de projetos e objetivos são muito ambiciosos para a atual estrutura. Estamos aguardando a definição do nosso novo Senior Police Adviser, bem como a definição da seleção das outras vagas remanescentes. Sei que há um Coronel da PMDF participando do processo de seleção para essa vaga e estaria cotado para assumir tal posto. Enfim, é algo que precisa ser resolvido o mais rápido possível e uma das necessidades atuais do nosso setor.

Quanto ao idioma de trabalho, ora é português, ora é inglês, sendo que o português é mais falado, por ser a língua oficial do país. Os documentos são realizados principalmente em Inglês. O povo fala português, mas é mais usual a utilização do português creoule, e digo que é muito difícil entender num primeiro momento esta linguagem.

Guiné Bissau é um país muito pobre, de contrastes, mas com extremo potencial. O povo é amistoso e amável e, atualmente, os índices de violência são bem baixos. O nível de desenvolvimento é baixíssimo, péssimos índices de educação e profissionalização o que se reflete na economia: basicamente, os guineenses sobrevivem pela agricultura de subsistência, produção de caju (exportação da castanha) e pesca. A economia informal é muito grande em Bissau, e no interior do país, o retrato é muito mais assolador. O custo de vida é caro, por incrível que pareça, pois a maioria dos produtos são importados.

Questões envolvendo violações dos direitos humanos são freqüentes, principalmente no que concerne a problemática ligada ao Gênero; as mulheres são vítimas de vários absurdos, como mutilação genital e exploração da mão de obra pela característica cultural, religiosa e tradicional do país, além do tráfico de seres humanos, principalmente crianças.

No âmbito técnico, creio eu que seria conveniente uma opinião (entrevista) com os dois oficiais que retornaram, pois ocuparam posições chaves no Setor e possuem uma visão muito mais abrangente da problemática guineense de Bissau. Passei minhas impressões, talvez não sejam as deles... espero ter contribuído para uma visão de como as coisas são por aqui."

1º Ten Moisés Ceschin

UNIOGBIS - 2011

quarta-feira, 8 de junho de 2011

2ª Avaliação para Missão de Paz da ONU

A Brigada Militar divulgou aos seus Oficiais o calendário de aplicação das provas válidas para a 2ª Avaliação de Policiais Militares para Missões de Paz da ONU. Segundo o documento enviado aos comandantes regionais as provas neste segundo semestre de 2011 ainda serão somente para Oficiais e ocorrerão em Brasília e Recife, conforme as datas e horários abaixo:
Apresentação para os testes:
1) Brasília: às 08:00 hs do dia 09 de agosto de 2011, no Colégio Militar de Brasília;
2) Recife: às 08:00 hs do dia 09 de agosto de 2011, no Colégio Militar de Recife.

Datas e horários:
Inglês: Início às 09:00 hs do dia 09 de agosto de 2011- terça-feira (Brasília e Recife);
Direção de Viatura: Início às 09:00 hs do dia 10 de agosto de 2011- quarta-feira (Brasília e Recife)
Tiro: Início às 09:00 hs do dia 11 de agosto de 2011- quinta-feira (Brasília e Recife)

O nome dos Oficiais voluntários deve ser enviado pelo comando da corporação à IGPM/COTER até o dia 22 de julho de 2011.
Não há qualquer restrição quanto à participação dos Oficiais que foram reprovados nas provas realizadas no mês de abril em Porto Alegre.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sudão: Tenente Mello retrata a realidade do trabalho UNPOL

O Tenente Carlos Alberto Mello e Silva, da Polícia Militar do Estado de São Paulo-PMESP, recebeu uma extensão de 6 meses em seu período de missão no Sudão. Agora o seu End of Mission - EOM - está previsto para o dia 08 de dezembro de 2011. Em meio a um período de tensão entre o Sudão do Norte e o Sudão do Sul pela disputa da região petrolífera de Abyei, o Tenente Mello, único policial brasileiro no Sudão, encontrou um tempo para escrever um crônica sobre suas impressões a respeito dos cerca de 15 meses de trabalho na UNMIS.
O texto serve para mostrar uma, ou várias, das faces de uma Missão de Paz da ONU. Despido do possível "glamour" que possa envolver uma UN Peacekeeping Operation, o texto nos coloca em contato com a realidade do trabalho policial em um dos locais mais inóspitos da África.

"Sudão: Uma Crônica bem humorada, mas nem tanto...

*Qualquer Plágio com o Analista de Bagé, ou Jogue a mamãe do Trem é mera coincidência ou coisa assim, mas se você achar que está parecido com Curtindo a vida adoidado.... (Save Ferris) você não entendeu... volte ao começo e leia de novo....
Um ano e três meses de Sudão e mais seis meses ainda até a alforria, ora, não pense você que eu estou reclamando, não... estou mesmo é achando difícil, mas na verdade conheci muito pouca coisa fácil nesta vida, mas isso não vem ao caso.
Outro dia pensei em escrever sobre a UNMISudan, tentar descrever como é estar sozinho e longe da família por quase dois anos, num país estranho onde não falamos a língua local, mas sei que outros UNPOLs já tiveram esta experiência parecida, pensei então o que poderia dizer para diferenciar a missão no Sudão das outras, e porque é mais difícil ser um contingente de um homem só aqui, que em outras missões... A falta de Comida Talvez, humm... não, os UNPOLs do Haiti passaram por isso na época do terremoto... o comboio da ONU sendo atacado pelo exército local...hummm... não, isto já aconteceu em Rwanda e no Timor Leste quando Atacaram o comboio do Presidente e vai acontecer daqui a pouco na Líbia assim que lançarem a UNMLIB ou coisa assim... mas então eu devo falar da demora burocrática dos TA (Travel Authorization) ou dos Esperançosos MOPs (Moviment of Personnel) e o consequente desespero de não ser manifestado e perder seu vôo de CTO para passar 15 dias em casa...mas.... não, os UNPOLS do Congo e Haiti relataram coisa parecida. Parece então que não há mesmo uma novidade para contar.... quem sabe.. talvez.... a disputa do território de Abyei que semana passada fez todos os UNPOLs passarem 4 dias num Bunker feito de Terra... não... não dá...porque a disputa lá é pelo petróleo em que a região é rica e, depois da separação, o problema agora é a fronteira e Abyei fica bem no meio ( ...Mas que Sorte dos “ABYENSES”....), exatamente e respectivamente como as Guerras do Iraque e Afeganistão, e o Problema fronteiriço na UNMLibéria.. é isso também não diferencia a quase extinta UNMIS ( éh... ta no Jornal de Hoje aqui ... Manchete “ Sudão mandou UNMIS fazer as malas antes de 9 de julho...” ou ainda “ Tropas estrangeiras que permanecerem no Norte, UN ou não, serão considerados invasores após 9 de Julho”, álias 9 de julho é a data escolhida para a independência do Sul do Sudão do Norte, Parabéns a nós Paulistas pois o nosso dia será depois de julho também deles.
Meu Deus ou Alá... já estou quase trocando os nomes... incrível o que uma cultura e uma língua faz com agente depois de algum tempo. Será que não vou encontrar algo em que o Sudão seja Diferente, mas não vou desistir assim tão fácil, vamos baixar o nível um pouco... quem sabe as prisões e açoitamentos de mulheres no Norte que usaram calças compridas (proibidas pela religião islâmica fundamentalista ou Sharia Law), ou a Professora que foi presa pois permitiu que os alunos chamassem um Urso de Pelúcia com o nome de Maomé.... não, ainda não foi desta vez, pois desde quando se combate a discriminação da mulher na Religião Islâmica?....(Se você ainda não leu o livro PRINCESA, Leia)... faz muito tempo... mas foi bem depois da queima dos sutians e da famosa fábrica de Roupas e suas 146 funcionárias no terrível dia das Mulheres, que na verdade foi em 25 de março, (eu sei, eu sei, cultura inútil), mas creio mesmo que essa era uma das funções de uma das primeiras missões da ONU na Palestina após a criação de Israel... então poxa vida ainda não achei.....Acho mesmo é que estou ficando Louco, falando comigo mesmo como o famoso Ferris Bueler, acho que estou mesmo é precisando de Pipoca e Guaraná.... antártica Por favor!!!! Aí que saudade de casa.... OK, OK, vou parar de divagar, vou tentar mais uma então, mas dessa vez vou baixar bastante o nível, portanto se você tem estômago fraco ou frescura mesmo pode parar de ler agora... ...................... não parou, tem certeza... não diga que não avisei..... Talvez então seja só aqui que morre um peacekeeper em média por semana em Darfur, ou que tenham estuprado e matado uma UNPOL há dois meses atrás, também em Darfur.... é, acho que agora eu achei...... mas não me esqueci depois que mataram algumas dezenas de UNPOLs, UNMOS (Um Military Observers) a maioria Belgas, Membros do TCC de Ghana e ainda muitos outros em Rwanda e que em 100 dias eles conseguiram estuprar e matar mais de 800.000 mil ( número oficial da ONU, mas o Tenente Coronel de Rwanda que trabalha comigo aqui e era combatente na època disse que centenas de milhares foram colocadas em gigantescas valas comuns e não computados)... então não teve jeito, ainda não foi desta vez, ainda não consegui... isso já está me cansando, e deve estar cansando você também leitor... Se fosse assim um Machado de assis, até vai, mas Tenente de Polícia, recruta miserável.... imagem do Cão... essa falação não acaba.......
Calma, Calma gente, acho que encontrei.... a DHL (empresa responsável pelo serviço de transporte de bagagens)...só eu tive problemas com ela... é isso....ou com o financeiro da missão...é só aqui que eles pagam errado sempre e vc tem de ficar em cima...não, não....., o fato de não ter eletricidade em lugar nenhum, ou de não ter esgoto ou água encanada...não também .. Vi a foto do Boi em que o Capitão Emerson fazia seu número dois em TIMOR ( CAVEIRA !!!!)...já sei, as pedras no rim por causa da agua tratada com muitos químicos para poder beber ...não... o fato do contingente Brasileiro ser tão insignificante aqui ( nossa, agora estou me depreciando)....não....não também... caramba tô ficando nervoso....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk..... sem comentários!@Q%Q&
Tá, vamos fazer assim vou mudar o assunto, dizem que só se acha uma coisa quando você deixa de procurar por ela ( engraçado que faz tempo que parei de procurar o meu fusquinha que furtaram e ele ainda não apareceu...” Ai meu Deus Roubaram meu fusquinha”, querido Herby esteja bem onde estiver), vamos falar das coisas pessoais e do meio ambiente ou qualquer coisa assim, é ... realmente este tópico é interessante, pois no sudão parece que as coisas são um pouco diferentes do meu país... aqui tomo conta de dois cachorros, eles brigam até a morte um com o outro por comida e território, mas morrem de medo de gatos... é verdade, da primeira vez dei risada... cachorro estúpido, o gato é que tem de ter medo de você. Até que um dia passando para ir trabalhar, debaixo de um dos containeres que são aqui nossos lares, sai um gato pardo de porte médio e me ataca, assim do nada, sem motivo nenhum, nem perto demais do contâiner eu estava, grudou no meu coturno e quando largou não saiu correndo não, ficou lá me encarando como que dizendo “ que é que foi.. quer mais...”, neste dia entendi o Bastard, ah eh eu não disse, esse é o nome dele: Bastard, sem pai nem mãe não tinha mesmo um nome melhor pra dar pra ele, nascido no Sudão e ainda cachorro...Meu Deus o que ele fez na outra vida... coisa boa não foi...mas finalmente entendi.. aqui fugimos é dos gatos e não dos cachorros, o coitado até tentou me mostrar antes mas só dei risada, pobre de mim... Mas, segundo o Capitão Emerson, eu vou mesmo para o inferno... não tenho mais chance de salvação nesta vida, e o que me espantou é que o Capitão proferiu esta sentença com um sorriso sínico ou quase chorando de rir, não lembro bem, só porque eu vendi meu óculos de Sol da 25 de março que paguei 5 (lá na 25 de março diz-se cincão...), por 50 Dólares para um Sudanês... poxa Capitão o Senhor sabe eu não queria vender o óculos era o único que eu tinha, mas quando o cara ofereceu 50 USD ( ou como na 25 de março cinquentão das verdinhas), poxa ai não deu pra recusar..... Deu pra comprar Pão cultural por um mês.... Santa 25 de março...aliás o pão cultural é um achado, a primeira vez que ficamos sabendo que na cidade existia uma padaria, ficamos felicíssimos, vamos lá agora... dissemos e fomos...
“ -por favor quanto é o pão>:
- 3 pounds por 5 pães... poxa..( o atendente só fala árabe e Dinka e nós nenhuma delas...)
- perfeito me veja então logo 10...:
Quando recebi três folhas de jornal ele me pediu o dinheiro
- Mas cadê o pão?... perguntei
- Enrolado no Jornal...
E é só assim que se compra pão aqui, quer pão na sacola... leve a sua... aprendemos rápido....
Outra coisa curiosa aqui são as formigas, juro que cheguei a fazer uma experiência, deixei o nosso ebulidor de água cheio e o pote de açucar aberto... nem preciso dizer no dia seguinte qual dos dois estava infestado de formigas..... a água é claro...
Neste dia me lembro bem que comecei a procurar o chapeleiro maluco e a cabeçuda, FORMIGA!!! Prefere água à açucar.....acorda...acorda...acorda... mas não acordei...
Existem muitos outros assuntos do arco da velha, se você tiver vergonha ou não gosta de sinceridade pare de ler por aqui.... como por exemplo como minha ex- mulher levou tudo que era meu embora depois que eu vim para o Sudão e me deixou sem casa e sem nada mais (é... a distância testa as pessoas, você já testou a sua...), como a minha opção profissional F. com minha vida pessoal, e depois me devolveu algo muito melhor, ou como se lava, passa e cozinha todo dia, o sabor do Macdonalds na Volta do Sudão ou icar só no “Braço forte e mão amiga” por 3, 4, 5 meses direto (qualquer um sairia procurando suas mulheres de atenas), não são assuntos para se tratar aqui..... não, com certeza não... não, mas se eu não falar comigo mesmo vou falar com quem...
Desculpem os amigos e amigas a sinceridade e o estilo da retórica, mas a crônica é a melhor maneira de conversar com um Papel...
PS- ainda não achei a diferença assim que achar escrevo de novo...

Grande Abraço
Carlos Alberto Mello e Silva
1º Ten PMESP MELLO
UNMIS SUDÂO
EOM: 08/12/11"