quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Super Bowl: Capitães da Brigada Militar estão nos EUA para acompanhar o evento

O Comando da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul está dando continuidade às atividades de preparação para a Copa do Mundo de 2014, as quais iniciaram com o envio de uma delegação de Oficiais para a companhar as atividades na área de segurança pública durante a realização da Copa do Mundo na África do Sul em 2010.
Entre as várias de linhas de ação que estão em pleno desenvolvimento está a participação de Oficiais em eventos esportivos de grande porte no Brasil e no Exterior, a fim de acompanhar as atividades dos diversos órgãos de segurança envolvidos nestes aventos.
Em virtude disso, no último dia 22 de janeiro o Capitão ROGÉRIO ARAÚJO DE SOUZA, do 1º Batalhão de Operações Especiais, e o Capitão MOGGAR FREDERES DE MATTOS, do Estado Maior da Brigada Militar- QG, embarcaram para Indianápolis, Indiana, nos Estados Unidos (EUA), a fim de acompanhar o planejamento e a técnica empregada em todos os preparativos para o evento de maior importância no esporte norte-americano, o Super Bowl, a grande final do campeonato de futebol americano - NFL, que este ano está na sua 46ª edição.
Em parceria com a ONG Companheiros das Américas (Comitê Rio Grande do Sul/ Indiana) e do Comitê de Segurança e Defesa Pública responsável pelo Super Bowl XLVI, o Comando da Brigada Militar chancelou a ida dos Oficiais com o objetivo de observar a preparação de segurança para o evento e trazer experiências internacionais para serem aplicadas durante a organização da Copa do Mundo FIFA 2014, a qual terá como uma das sedes a cidade de Porto Alegre.
Os dois Oficiais foram escolhidos pela sua fluência no idioma inglês, bem como por pertencerem a dois setores fundamentais da corporação no que tange a preparação para a Copa: EMBM e 1º BOE. No entanto, os dois capitães possuem outra característica em comum: ambos são veteranos Boinas Azuis. O Capitão Araújo, meu colega de turma de APM, desempenhou as funções de UNPOL nas Missões de Kosovo (2006) e Timor Leste (2011), conforme a foto abaixo, na qual o Oficial aparece dando instrução de tiro para policiais timorenses.Já o Capitão Frederes esteve na Missão do Haiti (2008) onde desempenhou a função de UNPOL na Academia da Polícia Nacional do Haiti - PNH - conforme a foto abaixo onde ele aparece junto com alunos do Curso de Formação de Policiais da PNH.
Em Indinápolis os dois Oficiais seguem uma agenda diária de reuniões e visitas às instalações dos diversos órgãos envolvidos na denominada Operation SuperBowl, como o Centro de Operações Conjuntas do Super Bowl, onde foram recebidos pelo Sub Chefe da Divisão de Segurança e Defesa Interna da Polícia Metropolitana de Indianápolis, Sr. Michael G. Bates, e pelo Agente Especial do FBI (Federal Bureau of Investigation), Sr. Charles B. Rownd, os quais transmitiram aos dois Oficiais gaúchos informações a respeito do funcionamento do referido centro, bem como fizeram um relato de como irá se desenvolver a segurança do Super Bowl (Foto Abaixo).
Também visitaram o Quartel General da Guarda Nacional de Indiana, onde puderam verificar como esta sendo a preparação desta força para atuação no Super Bowl XLVI, bem como entender o seu real emprego e em quais situações tal efetivo pode ser acionado.
Uma das visitas mais interessantes foi a realizada no Complexo de Treinamento Urbano de Muscatatuck (http://www.mutc.in.ng.mil/), localizado numa área de 1.000 hectares, cujo principal objetivo é o de propiciar um treinamento da maneira mais realista possível. Para tanto, o complexo consegue recriar diversos cenários nacionais e estrangeiros e atende inúmeras organizações civis e militares. Como podemos ver nas fotos abaixo.
As atividades do Capitão Araújo e do Capitão Frederes podem ser acompanhadas diariamente através do twitter e de um Blog criado especialmente para registrar a viagem. O blog está hospedado na página da Intranet da Brigada Militar, mas pode ser acessado diretamente através do seguinte endereço eletrônico: brigadanosuperbowl.blogspot.com

5 comentários:

Anônimo disse...

Grande Araujo...Grande Frederes...Parabens a Vcs ai....

Um orgulho pra Brigada!!!

Velasquez

Major Rodrigo disse...

Desejo a melhor sorte e sucesso na missão! Cumprimentos aos Oficiais, bem como ao Comando de nossa Brigada, pela visão em matéria de compreender a organização de segurança do superbowl, um dos maiores eventos desportivos do mundo. Grande abraço aos Cap Araújo e Mogar.
Abs.

Rodrigo Dutra
Maj QOEM
Cmt da EsBo

Anônimo disse...

Parabéns a todos e desejo muito sucesso. Quero parabenizar o redator pelo ótimo texto.
Um abraço

Capitão Vinícius Boeira disse...

Uma satisfação ter colegas neste nível internacional de conhecimento, esperamos que compartilhem o máximo estas experiências conosco. Abraço!

Anônimo disse...

alguem me diz o que vai mudar à sociedade mandando duas pessoas sendo que o estado nao oferece recurso algum ao militares que estao na atividade realmente fim,na rua...um dinheiro mal investido,enquanto os salarios continuam baixos.