sábado, 31 de março de 2012

UNMISS: Concluído o Induction Training UNPOLs brasileiros seguem para Juba

Estamos encerrando nossa semana de treinamento (Induction Training) aqui em Entebbe – Uganda. Amanhã à tarde voaremos para Juba, capital do Sudão do Sul, onde completaremos os procedimentos necessários para iniciarmos as atividades de UNPOL propriamente ditas. Dentre estes procedimentos estão a prova de inglês e a de direção (agravante: aqui em Entebbe e no Sudão do Sul é utilizada a “mão inglesa”). Reprovação na Prova de Inglês implica em repatriação ao país de origem, ou seja, a missão termina sem ter realmente começado. Bom, mas isso é assunto para a semana que vem.
Logo na nossa chegada aqui em Uganda já tivemos um pequeno problema. Chegamos a Entebbe ao final do dia da última terça-feira, dia 27 de março, e não havia ninguém da ONU nos esperando para as primeiras orientações. Tivemos que providenciar o transporte até o hotel e do hotel até a base da ONU na manhã do dia seguinte. Ao chegarmos à base, todos ficaram surpresos com a nossa presença, pois sabiam que nossa chegada estava próxima, mas não receberam qualquer informação oficial do Brasil a respeito de nossa chegada e horários de vôo. Caso tivessem recebido, estariam nos esperando no aeroporto e teriam nos buscado no hotel de manhã, procedimento que passou a se adotado nos dias seguintes.
Durante esta semana foram dois dias de aula, nos quais tivemos várias palestras (foto seguinte), incluindo assuntos como: Conduta e disciplina; mandato e estrutura da missão; proteção de civis; papel dos militares na UNMISS; papel dos policiais na UNMISS; gerenciamento de stress; comunicações; suporte médico no Sudão do Sul; respeito às diferentes culturas; HIV/AIDS; finanças e sistema de transporte da ONU. As aulas foram conjuntas para policiais, militares e civis.
O terceiro dia foi destinado às atividades burocráticas do check-in da missão, tais como: Confecção da Identidade Funcional (na foto abaixo o Capitão Jonas – PMSC – está recebendo o seu Id Card); preenchimento de documentos necessários para o recebimento das diárias antecipadas; preenchimento de currículo vitae (novamente, pois já tínhamos feito isso no Brasil); e despacho de bagagem para Juba, pois no vôo que nos levará ao Sudão do Sul amanhã somente poderemos levar conosco 20 kg de bagagem, visto a capacidade limitada de carga do avião da ONU.Em Juba ficaremos alojados, a princípio, em Contêineres na base da ONU, os quais estão destinados aos militares e policiais que estão em trânsito pela capital sul-sudanesa aguardando a designação para o seu posto de trabalho. Os postos de trabalho para policiais estão distribuídos entre a capital, Juba, e as capitais dos 10 Estados do Sudão do Sul.
Tendo em vista a dificuldade de comunicação por internet no começo da missão, tentarei colocar notícias no blog a cada 15 dias.

2 comentários:

navarrotche disse...

Grande amigo, fique com Deus. Muito sucesso, estou sempre na torcida.

Luciano disse...

Marco,
estou vibrando com o seu sucesso.
Fé na missão e força. Um dia acaba.

Forte abraço,

CC(FN) Luciano