quinta-feira, 23 de julho de 2009

Capitão Freitas Coordena segurança da ONU durante visita de Bill Clinton ao Haiti



O Capitão Ricardo Freitas da Silva – Brigada Militar – turma 1997 – esteve na Missão de Paz da ONU no Haiti – MINUSTAH – no período de dez de 2006 a dez de 2007 como UNPOL (UN Police). Em sua segunda missão no país caribenho desempenha a função de Chefe Regional de Segurança ( Regional Security Officer) na região norte do Haiti, com sede na cidade de Gonaives.
Coube ao Capitão Freitas, no último dia 07 de Julho de 2009, a responsabilidade de coordenar a operação de segurança durante a visita do Enviado Especial do Secretario Geral da ONU (Special Envoy of Secretary-General of UN ), ex-Presidente dos Estados Unidos da América, William J. Clinton, a cidade de Gonaives. Bill Clinton estava acompanhado do Presidente do Haiti, Rene Garcia Preval, e demais autoridades da ONU, como o Deputy SRSG (segundo em função de comando na MINUSTAH), o brasileiro Luis Carlos da Costa. O Ex-Presidente americano é o responsável pela coordenação das doações internacionais para o Haiti , em especial para a região de Gonaives, a qual foi devastada em Setembro de 2008 por dois furacões. As doações e os trabalhos para recuperar o país serão supervisionados pelas Nações Unidas. A operação de segurança envolveu todos os cuidados para a proteção dos dois chefes de Estado e contou como apoio do serviço secreto norte americano.
O Cap Freitas foi o responsável por coordenar o efetivo da ONU empregado no evento, o qual consistia em um comboio com 12 Vtr , 52 Policiais da ONU, 400 Militares estrangeiros e 125 policiais do Batalhão de Choque do Paquistão, denominado FPU (Formed Police Unit). O esquema de segurança envolvia o preparo para intervir, caso fosse necessário, em manifestacões populares, bem como em possíveis tentativas de atentado ou, ainda, em acidentes atinentes ao movimento das autoridades internacionais.
Segundo o Capitão Freitas “A presença do ex-presidente Bill Clinton foi fator de risco, em especial pela possibilidade de atentados contra o EUA. A missão foi cumprida com sucesso , após a decolagem dos dois helicóptero MI-8 que transportaram as autoridades”. E concluiu dizendo: “as técnicas empregadas no planejamento e no briefing da missão foram aquelas aprendidas na APM/RS e no curso de Batedor motociclista do EB , bem como nas experiências desenvolvidas pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar".

Nenhum comentário: