sábado, 22 de agosto de 2009

O Ramadã e as Missões de Paz da ONU


O trabalho nas Nações Unidas proporciona ao UNPOL (United Nations Police) um crescimento profissional e pessoal imensurável. O convívio com policiais de diversas partes do mundo, com suas culturas, preferências culinárias e religiões diferentes com certeza é um dos fatores preponderantes nesta troca de experiências.
Hoje, dia 22 de agosto, teve início em grande parte dos países muçulmanos o período denominado de Ramadã. Este é um período no qual os adeptos da religião muçulmana se dedicam ao jejum e a orações, estendendo-se por cerca de 30 dias. O período do Ramadã é definido de acordo com as fases da Lua, por este motivo a data muda a cada ano.
A ONU reconhece e respeita este período religioso tanto que na MINUSTAH os policiais muçulmanos eram autorizados a encerrar o horário de trabalho antes das 17 horas a fim de que estivessem em suas casas antes do pôr do sol para prepararem suas refeições.
No período em que estive no Haiti pude conviver com vários policiais muçulmanos oriundos da Turquia, Nigéria, Niger, Mali, Egito, Benin, Senegal, Jordânia, entre outros. Tive a oportunidade de acompanhar de perto esta demonstração de fé e devoção destes policiais, pois o jejum em questão é total. Do nascer do sol até o crepúsculo os muçulmanos não podem comer, fumar ou beber , nem mesmo água. Lembro de que um dia tive que levar um policial turco, o Attila, para o hospital, pois apresentava um quadro de dor de cabeça e mal estar estomacal, após o atendimento o levei em casa, pois não tinha mais condições de trabalhar naquele dia. Certa vez questionei um policial do Niger, o qual era meu Team Leader , sobre o mês do Ramadã e ele me respondeu que: “...possuimos 12 meses no ano, não nos custa nada dedicar 30 dias ao Senhor...”.
Os adeptos da religião muçulmana realizam orações diárias, nas quais se voltam para a cidade sagrada de Meca. Existem horários pré-determinados no início do dia, no horário do almoço, e ao final do dia. Também oram quando entram de serviço, pedindo a proteção divina, como no caso da foto acima onde policiais da FPU (Formed Police Unit) da Jordânia oram antes de sair em patrulha pelas ruas do bairro de Croix des Bouquets em Porto Príncipe.

Nenhum comentário: