quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Capitão Osório é condecorado pela ONU na Guiné Bissau

Os Policias brasileiros integrantes da Missão das Nações Unidas na Guiné Bissau – UNIOGBIS – foram condecorados no último dia 14 de janeiro de 2011 com a Medalha de Serviço Especial das Nações Unidas. A cerimônia aconteceu na sede do Gabinete Integrado das Nações Unidas localizado na capital Bissau.
Os 12 UNPOLs homenageados (foto acima) são oriundos de 7 países (Angola, Brasil, Moçambique, Paraguai, Portugal, Suiça e Zimbabue ) e fazem parte da Unidade de Reforma Policial a qual integra o setor de Reforma da Segurança daquele país africano.
O contingente policial brasileiro na UNIOGBIS é composto por 5 Oficiais, dos quais 4 são integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal – PMDF - e 1 é integrante da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul - BMRS. Os UNPOLs brasileiros são os seguintes: Coronel Nelson Werlang Garcia, o qual é o Senior Police Adviser; Tenente Coronel Marcos Aurélio Vitoriano Matias, Tenente Coronel Florisvaldo Ferreira Cesar , Tenente Coronel Denise Dantas de Aquino, todos da PMDF, e o Capitão Tales Américo Osório.
A experiência em Operações de Paz foi critério determinante para a designação destes policiais brasileiros para integrarem a missão na Guiné Bissau, visto que todos estão, no mínimo, em sua segunda Missão de Paz.
O Capitão Osório, meu contemporâneo de APM/RS, é veterano da Missão de Paz da ONU no Haiti – MINUSTAH - onde esteve em 2006 (foto abaixo com crianças haitianas no bairro de Martissant).
Atualmente o Capitão Osório desempenha a função de Assistente Especial do Senior Police Adviser e já havia nos enviado um relato sobre suas atividades na UNIOGBIS, o qual reproduzo abaixo:

Um dos objetivos da ONU é organizar, em conjunto com a comunidade internacional, a Reforma do Setor de Segurança da Guiné-Bissau. Isto passa pela reformulação do número de forças policiais (hoje são 09 polícias) bem como a criação de uma Guarda Nacional. Eu trabalho no Setor de Reforma da Segurança, mais especificamente na Unidade de Reforma Policial. O Chefe deste Setor é o Coronel Nelson Garcia da PMDF e eu sou o seu Assistente Especial (Special Assistant to the Senior Police Adviser). Também sou responsável pelo controle de pessoal e logística de nossa equipe (A Seção é formada por 05 brasileiros, 01 português, 01 suíço, 01 ghanês, 01 paquistanês, 01 moçambicano, 01 paraguaio, 01 zimbabwense, 01 alemão, 01 nigeriana, 01 espanhol e 01 americano). A seção é dividida em 05 pilares que são a Reforma Administrativa; de Ensino e Recursos Humanos; Boa Governança; Gênero e grupos vulneráveis e Operações. Dentre os primeiros projetos já implementados por nossa seção constam um laboratório computadorizado de treinamento policial e a construção de uma Esquadra (Companhia) Policial Modelo que está localizada no Bairro Militar (uma zona carente da capital Bissau)"

Parabéns a todos os UNPOLs agraciados com a Medalha da UNIOGBIS!

Nenhum comentário: