segunda-feira, 7 de março de 2011

Sudão: Capitão Emerson encerra sua segunda missão

O Capitão Emerson Fernandes, da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina - PMSC - encerrou hoje o seu período de 12 meses na Missão de Paz da ONU no Sudão - UNMIS. Na foto acima ele (à esquerda) aparece ao lado do Tenente Melo, da Polícia Militar do Estado de São Paulo - PMESP, o qual recebeu um período de três meses de extensão em sua missão e permanecerá até junho no Sudão.
O Capitão Emerson nos enviou um texto no qual sintetiza o sentimento de dever cumprido nesta que foi sua segunda experiência internacional a serviço das Nações Unidas, visto que já havia estado no Timor Leste entre os anos de 2005 e 2006.
Na foto abaixo podemos visualizar a base da ONU em WAU, local que foi a "casa" do Capitão Emerson nesses últimos 12 meses.
Já na foto seguinte podemos ver o Capitão Emerson (1º à esquerda) junto a outros Oficiais brasileiros, citados por ele no texto transcrito logo à seguir, durante treinamento realizado no CIOPPAZ no Rio de Janeiro.
"Ao tempo em que me aproximo do encerramento de minha participação na Missão de Paz das Nações Unidas no Sudão (UNMIS), gostaria de prestar algumas informações gerais acerca do período em que aqui fiquei e do trabalho desenvolvido. Ademais, por dever de justiça, gostaria também de render alguns agradecimentos às pessoas que contribuíram para o sucesso de minha missão.
Após 12 meses no Sudão, desempenhados quase na totalidade na cidade de Wau, segunda maior do Sul do país, tive a grata oportunidade de atravessar dois dos mais importantes períodos da história recente do país. As eleições gerais do mês de abril de 2010 e o ponto crucial de toda a missão: O Referendo que determinou a separação entre o Norte e o Sul do Sudão, a se concretizar em um futuro próximo. Tudo transcorrido de acordo com o sucesso esperado pela ONU e dentro de um ambiente de relativa paz, se considerado um clima de uma missão como essa, cuja tensão é freqüente.
Tive a oportunidade de exercer por sete meses a função de Deputy Sector Commander, responsável por 120 UNPOLs de 30 diferentes nacionalidades, distribuídos em 5 Team Sites ao longo de 4 estados do sul do Sudão. Nesta função, tive a feliz conveniência de visitar diversas cidades ao longo do país, de conhecer diferentes e contrastantes realidades, o que me fez ter uma visão bastante abrangente da UNMIS, o que me deixou muito satisfeito com a experiência profissional e pessoal alcançada.
Deixei o cargo com a consciência do dever cumprido, levando o respeito de todos a quem comandei e de quem fui comandado, com a certeza de que mais uma vez o nosso país foi muito bem representado, assim como em anos anteriores e em outras missões de paz.
Para o futuro, haja vista que a separação está para se concretizar em Julho próximo e o Mandato atual se encerrar, espera-se um novo Mandato, onde a missão (uma nova missão) se direcionará inteiramente para o sul, que será um novo país, a mais nova nação de nosso planeta, por enquanto apenas conhecida por “South Sudan”. Aproveitando o ensejo de uma nova missão, afirmo que essa é a nossa oportunidade de batalhar por um aumento considerável no número de UNPOLs brasileiros, haja vista que até agora não há informações concretas sobre “replacements”.
Por derradeiro, gostaria de fazer alguns agradecimentos: Ao Capitão BMRS Marco e ao Capitão PMDF Sérgio Carrera, pelo extraordinário trabalho dedicado à causa dos boinas azuis brasileiros, mormente UNPOLs, o que nos deixa confortáveis desempenhando nosso trabalho na missão, porque sabemos que este será divulgado por nossos companheiros que não medem esforços em nos ajudar no que for necessário;
Ao Ten Cel PMERJ André Silva, grande Oficial, CAVEIRA, por todo o apoio prestado na minha fase pré-UNMIS;
Aos companheiros de curso no CIOPAZ Major PMDF Itamar Valverde, Capitão PMAM Fábio Honda e Capitão PMERJ Tadeu, que tenho absoluta convicção de estar desempenhando fantástico trabalho em suas respectivas missões. Não poderia deixar de mencionar o Capitão BMRS Fernando Meirelles, que por circunstâncias alheias à sua vontade não pôde embarcar.
Ao 1º Tenente PMESP Carlos Alberto Mello e Silva, grande companheiro de jornada, grande profissional, que continuará representando o Brasil de forma inconteste, visto que se estenderá por mais três meses na missão.
E finalmente à minha família, por todo o suporte emocional prestado nesse um ano que aqui fiquei.
Deixo meu forte abraço aos membros do grupo UNPOL, informando que estarei à disposição na querida cidade de Florianópolis, a quem convido a todos a visitar que serão muito bem-vindos.

Emerson Fernandes
Capitão PMSC
UNOTIL 2005/2006
UNMIS 2010/2011
"
Emerson, agradeço pela lembrança e pelo reconhecimento do trabalho que os blogueiros e integrantes do grupo UNPOL realizam em prol da divulgação das atividades desenvolvidas pelos policiais brasileiros "In The Service of Peace" nas mais diversas missões de paz ao redor do planeta.

4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela missão , sabemos o quanto e difícil,porém gratificante atuar alem mar . Desejo sucesso na sua nova jornada na PM. Os UNPOL brasileiros devem continuar unidos a fim de motivar o intercâmbio de conhecimentos e tecnicas policias. Usufruir dessas oportunidades para aprender e cultivar amizades.
Sucesso e parabens aos boinas azuis brasileiros.

Unknown disse...

estou a disposição dos camardas UNPOL Brasil
Cap BMRS Ricardo Freitas da Silva
rfreitas@ohchr.org phone 41 794444744

Tenente Mello disse...

Parabéns Capitão Bom retorno vejo o Senhor no Haiti daqui alguns anos... Porque O timor já era e o Sudão já deu o que tinha que dar...Sorte Caveira...

Fábio Honda Nascimento disse...

Parabéns pelo término da missão, Caveira do Gelo, e bom retorno ao Brasil! Obrigado pela lembrança e espero nos vermos no Brasil, seja em missão, curso ou férias, ou, ainda, quem sabe em outra futura missão da ONU! Sucesso na futura missão a ser desempenhada em solo tupiniquim! SELVA!!!

Fábio Honda Nascimento - Cap PM/AM