quarta-feira, 2 de março de 2011

Veterano Boina Azul lança livro sobre o trabalho UNPOL

No próximo dia 25 de março ocorrerá em Brasília o lançamento de mais uma obra literária brasileira que trata do tema Missões de Paz das Nações Unidas. No entanto, diferente das obras até então publicadas, o livro tem como característica o fato de ser uma história de ficção baseada em situações reais vivenciadas pelo autor durante o período em que desempenhou a função de United Police Officer - UNPOL - na Missão de Paz da ONU em Moçambique - ONUMOZ - entre novembro de 1993 e novembro de 1994.
O autor, Antônio Sérgio Carrera, é pai do também veterano Boina Azul da MINUSTAH Sérgio Carrera, Capitão da Polícia Militar do Distrito Federal. Já publiquei aqui no blog a história deles sob o título "Boina Azul: um sentimento passado de pai para filho." (clic no título para visualizar o texto).
Abaixo o texto extraído do Blog Missão de Paz e que trás mais informações sobre o livro e as formas de aquisição.

Sierra Romeo 8 – Uma Operação de Paz na África” é uma obra de aventura que traz a graça e elegância de uma trama ficcional, baseada em fatos reais, contando a participação de policiais militares brasileiros no processo de reconciliação e retorno à razão de um país, em meio a um cenário de guerra. A obra é um relato multidimensional que flui desde variados personagens e situações, marcados por um gradiente de emoções que vai do cômico ao trágico, passando pelo hilariante. A obra inclui desde a logística da preparação, viagem e chegada, passando pela adaptação ao local da missão e exercício das funções no “teatro de operações”, até o término da missão, com o repatriamento e viagem de retorno. Para os eventuais leitores, policiais ou não, seguramente este livro será uma experiência literária cativante e inesquecível, desde uma chegada ansiosa nas savanas da “Mãe África”, até um desfecho melancólico de uma despedida sob as lágrimas do adeus. O livro retrata uma missão “de paz e de vida” que, igual que em várias outras missões, vem acontecendo pelo mundo afora e marcando para sempre a coragem, o valor e a humanidade dos “UNPol do Brasil”.
O livro traz a aventura de um policial militar que, em meio à situações de conflito, busca incessantemente cumprir seu mandato como Observador Policial das Nações Unidas, de uma maneira empolgante e emocionante em meio a cenários maravilhosos e situações inusitadas que prenderão o leitor desde a sua primeira página.
O livro será lançado às 19h do dia 25 de março de 2011, na Livraria Cultura da CasaPark Shopping em Brasília e poderá ser adquirido, inicialmente, na Livraria Cultura, na Editorial Paco/SP (www.editorialpaco.com.br ), e, futuramente, através do Blog Missão de Paz (http://missaodepaz.wordpress.com).
Conto com a presença de todos os amigos ao evento
.”
Fonte: Blog do Carrera

Um comentário:

Fábio Honda disse...

Parabéns pelo trabalho, iniciativa e determinação do autor, veterano boina-azul. Que sirva de inspiração e motivação aos demais UNPOLs, veteranos ou não, no que tange à divulgação do trabalho dos policiais brasileiros junto à ONU. p.s: Onde posso comprar meu exemplar? Hehehe!

Fábio Honda Nascimento - Cap PM/AM
MINUSTAH 2010/11