terça-feira, 1 de março de 2011

UNMIT: Tropa da ONU já tem data marcada para deixar o Timor Leste


Em discurso proferido no último dia 22 de fevereiro na sede das Nações Unidas em Nova York o Primeiro Ministro do Timor Leste, Xanana Gusmão, informou que as forças timorenses estão prontas para assumir a responsabilidade pela segurança do país após o final da Missão de Paz da ONU naquele país asiático em 2012.
Xanana declarou que "A UNMIT deve abandonar Timor-Leste em 2012 porque a PNTL e a F-FDTL estão prontas para assumir a responsabilidade pela segurança do país».
Ainda, segundo o Primeiro Ministro timorense, a cerimônia de despedida das forças de segurança internacionais já tem data marcada para ocorrer: 20 de Maio de 2012.
Já o Conselho de Segurança da ONU, na reunião realizada na semana passada, em 24 de fevereiro, aprovou a Resolução nº 1969/2011 a qual prorrogou o mandato da UNMIT até o dia 26 de fevereiro de 2012. Não houve a redução de efetivo policial como se esperava, permanecendo os mesmos números por mais um ano.
O novo mandato da UNMIT tem por objetivo principal a preparação do pleito eleitoral que ocorrerá no ano que vem no Timor Leste, conforme o texto abaixo extraído da Resolução nº 1969:
"Requests UNMIT to extend the necessary support, whitin its current mandate, for the preparation of the parliamentary and presidential elections of 2012, as requested by the government of Timor-Leste, and in accordance with the recommendations of the planned electoral assessment mission, and encourages the international community to assist in this process."
Fonte: site LUSA e Jornal Digital

Nenhum comentário: