sábado, 9 de abril de 2011

Missões de Paz: 14 Oficiais aprovados em Porto Alegre

Na semana que passou foram realizadas em Porto Alegre as provas do processo seletivo da IGPM/COTER que visavam selecionar Oficiais das Polícias Militares voluntários para integrar as Missões de Paz da ONU no Haiti, Sudão, Timor Leste e Guiné Bissau.
Um fato inusitado ocorreu nessa etapa da seleção, pois as provas, inicialmente previstas para serem realizadas nas cidades de Porto Alegre e Manaus, tiveram de ser canceladas na capital amazonense por falta de candidatos. A única candidata inscrita para as provas em Manaus, uma Tenente da PMERJ, teve sua inscrição transferida para Porto Alegre.

Os 20 Oficiais que compareceram ao Colégio Militar de Porto Alegre foram recepcionados pela equipe da IGPM composta pelo Coronel Freitas e pelo SubTenente Rossi. Primeiramente todos foram convidados para um café da manhã com o intuito de "quebrar o gelo" e tentar descontrair um pouco os candidatos naqueles momentos que antecediam a realização das 4 provas de inglês (Compreeensão de Texto, Listening, Relatório e Entrevista). As provas foram realizadas por 3 Oficiais do quadro de professores de inglês do Colégio Militar de Porto Alegre.

As 3 primeiras provas foram realizadas no período da manhã, sendo que 06 Oficiais foram reprovados, em sua grande maioria, na prova em que deveriam produzir um relatório sobre uma ocorrência de sequestro após ouvir um CD com o áudio da ocorrência. Os 14 aprovados foram submetidos à entrevista no período da tarde e todos obtiveram êxito nesta prova que visava verificar a fluência dos candidatos no idoma inglês durante um diálogo com uma das avaliadoras.

Na quarta-feira os candidatos foram recepcionados no quartel do 3º Batalhão de Comunicações do Exército - 3º BCom - para a realização da prova de condução de veículo 4x4. A primeira etapa foi a prova de balisa com a realização e deslocamentos com marcha à frente e marcha à ré, tendo a obrigatoriedade de realização de dois estacionamentos com marcha à ré.


Já a segunda etapa previa a condução da viatura em terreno acidentado com a obrigatoriedade de acionamento da tração 4x4. Para tal procedimento havia a necessidade de desembarcar da viatura em determinado momento do percurso e realizar a troca de tração junto às rodas dianteiras do veículo.



No terceiro e último dia, também no 3º BCom, os candidatos realizaram quatro provas distintas relativas ao uso de arma de fogo. A primeira prova consistia na desmontagem e montagem do armamento em um tempo máximo de 5 minutos. Na segunda o candidato deveria realizar uma manutenção de 1º escalão no seu armamento também tendo como tempo máximo 5 minutos, conforme as fotos abaixo:

Após a realização das duas provas de manuseio do armanento, os candidatos foram levados ao estande de tiro para a realização das duas últimas provas que consistiam em duas sequências de 5 disparos a 5 metros e a 7 metros do alvo. Para a aprovação eram necessários, no mínimo, 4 impactos no alvo em cada sequência de tiro. Todos os candidatos foram aprovados.

Opinião unânime entre os candidatos, principalmente aqueles que já haviam participado de outros processos seletivos, foi a ótima recepção por parte da equipe da IGPM e também pelas unidades do Exército, CMPA e 3º BCom, que não mediram esforços em bem atender aos candidatos e proporcionar as melhores condições para a realização das provas, inclusive oferecendo um farto coffee-break em todos os dias do concurso.

Abaixo a relação completa dos aprovados:


BMRS

Capitão Átila Mesadri Pezzeta

Capitão Arnaldo Hoffmann Neto

Capitão Marco Antonio dos Santos Morais

Capitão Laudemir da Rosa Gomes

PMSC

Capitão Dhiogo Cidral de Lima

Capitão Jonas Airton Peres Binder

PMERJ

Ten Coronel Andre Silva Mendonça

Major Alexander Silva

1º Tenente Rodrigo Queiroz Armindo

PMAL

Ten Coronel Eliano Ferreira Dias

PMESP

1º Tenente Karin Yuki Sakamoto de Azevedo Lopes

1º Tenente Renata Silva da Cunha

PMMT

1º Tenente Frederico Correa Lima Lopes

1º Tenente Ricardo de Almeida Mendes


Parabéns a todos os veteranos e novatos aprovados em Porto Alegre!

5 comentários:

Alexander Silva disse...

Gostaria de acrescenta o apoio dado pela Brigada Militar a todos os Oficiais que participaram das provas!

Muito obrigado

MAJ ALEXANDER - PMERJ

Cap Hoffmann disse...

Paabéns ao Exército Brasileiro que tão bem recebeu os Oficiais e conduziu os testes, especialmente ao Cel Freitas e ST Rossi.

Obrigado

Fábio Honda Nascimento - Cap PM/AM disse...

Parabéns aos aprovados, boa sorte na próxima etapa (documentação, exames médicos e estágio) e muito sucesso na missão! SELVA!!!

Cap PMAM Honda (MINUSTAH 2010/2011)

Francisco Issa disse...

Parabens a todos os aprovados e a equipe de selecao.
Estaremos no aguardo la no Haiti.
Um peacekeeper guarda dentro de si a coragem de enfrentar as situacoes adversas, a ternura de confortar os menos assistidos e a vontade de ter um mundo mais justo.
Um forte abraco a todos e sucesso nas suas carreiras.
BRASIL!
TC PMBA FRANCISCO ISSA
MINUSTAH

Tenente BONINA EB disse...

PARABÉNS aos aprovados e sucesso na missão ! Tenente BONINA R/2EB