quinta-feira, 21 de abril de 2011

União Européia quer o Brasil em suas missões de paz

A União Européia está em tratativas com o governo brasileiro com o intuito de que o Brasil passe a integrar as missões conduzidas pela UE na África, Leste Europeu e no Oriente Médio.
A Chefe da diplomacia européia, Catherine Ashton, virá ao Brasil em maio e deverá propor ao governo Dilma Rousseff a assinatura de um acordo com esse propósito.
A UE lidera atualmente missões de manutenção da paz em nove países, dos quais destacamos Somália, Bósnia, Kosovo, Congo e Afeganistão.
Segundo o site Folha.com, o contato inicial da União Européia com o Brasil foi feito em julho do ano passado por meio de uma carta enviada ao então chanceler Celso Amorim.
O acordo deve prever a participação brasileira em diversas àreas que vão do envio de tropas à utilização de policiais e profissionais da área jurídica.
A maioria das missões conduzidas pela UE, exceto a missão naval na Somália, tem caráter de manutenção e construção da paz e tem como objetivo reconstruir o Estado de direito e treinar militares e policiais dos países auxiliados. Embora se assemelhem às missões da ONU, trabalham de forma independente e sob responsabilidade do bloco.
Caso o governo brasileiro decida participar de alguma das missões da União européia, a questão terá de passar pela análise e aprovação do Congresso Nacional.
Fonte: Site Folha.com

5 comentários:

Major Marco disse...

Agradeço ao Sargento Pedot, leitor assíduo do blog, por ter enviado o link desta matéria no site folha.com.
cap Marco

Anônimo disse...

támbem leio sempre...
cap michura

José Vicente disse...

Mas que boa notícia.

TC Braga

Unknown disse...

Excelente notícia, isso mostra que o interesse da comunidade internacional, reflete o grau de profissionalismo dos Brasileiros

Lauro Pedot disse...

É o "eco" do alto nível de profissionalismo e desempenho dos brasileiros que colaboraram nas Missões de Paz. São motivo de orgulho para o nosso Brasil! Esta proposta equivale a uma coroa de louros ou troféu aos ´veteranos.Parabéns a todos!
Sargento Pedot (Rio Grande do Sul)