quarta-feira, 27 de abril de 2011

UNPOL: Encontro de veteranos em Porto Alegre

As provas de seleção para missões de paz realizadas pela IGPM/COTER em Porto Alegre no início deste mês de abril proporcionaram um encontro inédito de veteranos Boinas Azuis, na sua maioria grandes amigos virtuais que ainda não se conheciam pessoalmente. Participaram do processo seletivo o Ten Coronel PMERJ André Silva Mendonça (veterano do Sudão), o Ten Coronel PMAL Eliano Ferreira Dias (veterano de Angola), o Major PMERJ Alexander Silva (Veterano do Kosovo), o Capitão PMSC Dhiogo Cidral (veterano do Haiti), o Capitão BMRS Arnaldo Hoffmann Neto (veterano do Timor Leste) e eu, Capitão Marco Morais (veterano do Haiti). Ou seja, tivemos representantes de missões no caribe, África, Europa e Ásia.
A troca de informações e de experiências durante os 3 dias em Porto Alegre foi muito proveitosa, pois as diferenças estruturais entre as várias missões, as atividades que cada Oficial exerceu e as situações pitorescas vividas no dia a dia de trabalho com policiais de vários países foram os temas preferidos sempre que o grupo se reunia.

Abaixo podemos ver, a partir da esquerda, o Major Alexander, o Capitão Cidral, o Ten Cel Silva, o Capitão Hoffmann e o Capitão Marco, durante os testes de condução de viatura 4x4.

Na foto seguinte vemos o Ten Coronel PMAL Eliano juntamente com o Coronel Freitas, da IGPM, o qual coordenou as atividades em Porto Alegre.


Ao final fiquei com a certeza de que um encontro nacional de veteranos seria uma oportunidade excelente para o aprofundamento do debate sobre a participação de policiais brasileiros em missões de paz da ONU, bem como para a produção de algum trabalho bibliográfico que sirva de fonte de consulta para os futuros UNPOLs.


Não custa sonhar!



2 comentários:

Eliano disse...

parabens Cap MARCOS pelo interessante post e também pela iniciativa em planejar este trabalho já proposto... conte comigo, abraço a todos.
TC Eliano PMAL...

Unknown disse...

Falta as polícias:

http://www.ccopab.eb.mil.br/index.php/pt/emfoco/184-seminario-de-lideres-operacoes-de-manutencao-da-paz-americas-2011-omp-a-2011