sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sierra Romeo 8: Veterano UNPOL publica romance sobre Operação de Paz na África

Hoje concluí a leitura do livro "Sierra Romeo 8 - Uma Operação de Paz na África", de Antônio Sérgio Carrera, publicado pela Paco Editorial de São Paulo. A história é baseada em fatos reais e relata o dia-a-dia do componente policial brasileiro em uma missão de paz das Nações Unidas na África.
O autor é Tenente Coronel da Polícia Militar do Distrito Federal, atualmente na reserva remunerada, tendo desempenhado a função de United Nation Police -UNPOL - na Missão de Paz da ONU em Moçambique na década de 90. Tive o privilégio de conhecê-lo em Brasília na casa de seu filho, Capitão Sérgio Carrera, no último mês de maio, oportunidade em que adquiri um exemplar e o recebi com sua dedicatória.
O livro é de fácil leitura, com uma história envolvente da primeira à última página, na qual os policiais veteranos de missão com certeza se identificarão com várias das situações vividas pelo protagonista, capitão Salomão, e seus companheiros de contingente.
Aos policiais que se interessam pelo tema "Missões de Paz" e pretendem se tornar um Boina Azul, o livro dá um panorama geral de todas as situações que envolvem uma Peacekeeping Operation. Desde o momento da designação, passando pelos preparativos para a partida rumo ao desconhecido (incluindo a preparação da família para o período de afastamento), a chegada ao ambiente de missão, as relações de poder dentro da UNPOL com disputas para nomeações em postos e funções chave, o relacionamento com policiais de outros países, e os eventuais problemas dentro do próprio contingente ocasionados pelo fato da missão ser considerada "no rank" (sem hierarquia de postos e graduações), as situações de perigo vivenciadas em uma missão desarmada, a saudade de casa, as viagens de turismo nos períodos de folga e o End of Mission.
Outro aspecto importante abordado na história é relacionamento com a população local, as diferenças culturais, o choque que cada um sofre ao se deparar com situações de extrema pobreza e indiferença das autoridades locais (recordei minhas primeiras patrulhas em 2007 pelas ruas da capital haitiana, Porto Príncipe, onde intimamente cheguei a questionar a existência de Deus ao ver milhares de seres humanos sobrevivendo em situações deploráveis). Enfim, uma excelente história que com certeza agradará a todos os leitores.
O livro possui 346 páginas e pode ser adquirido diretamente no site da Paco Editoral ao preço de R$ 49,90.

Nenhum comentário: