sexta-feira, 24 de junho de 2011

Timor: Capitão Fernandes da PMERJ foi designado para a UNMIT

O Capitão Rodrigo Fernandes (na foto acima durante treinamento no CCOPAB), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro - PMERJ, foi designado para integrar a Missão de Paz da ONU no Timor Leste - UNMIT, juntamente com um Major do Maranhão. Ambos já foram aprovados na entrevista telefônica e aguardam a confirmação da data de embarque para Dili, a capital timorense. Estes dois Oficiais irão substituir dois UNPOLs brasileiros que tiveram o seu EOM (End of Mission) no último dia 16 de junho e já se encontram em solo brasileiro: o Capitão Domingos Lindoso da Silva Lorena, da Polícia Militar do Estado de Pernambuco, e o 1º Tenente Nelson Cesar Rosa Vieira, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, os quais aparecem na foto abaixo no dia do Medal Parade brasileiro, em fevereiro deste ano, sendo o Tenente Vieira o 2º da esquerda para a direita na 2ª fileira e o Capitão Domingos o 4º da direita para a esquerda na 3ª fileira.
Havia a expectativa por parte dos integrantes do contingente UNPOL brasileiro no Timor Leste de que todos receberiam extensão em seu tempo de Missão. Esta expectativa estava ligada ao fato de que existe a previsão de término da UNMIT no mês de maio de 2012. No entanto, dos seis UNPOLs que concluíram os seus 12 meses de missão apenas receberam extensão os Oficiais Superiores: Coronel Edilson, Coronel Matias, Ten Coronel Valverde, todos da PMDF, e o Major Rhonady da PMAL. Segundo informações vindas de Dili, cresce a probabilidade de que nem todos os 14 UNPOLs brasileiros que possuem o seu EOM previsto para setembro recebam extensão. Com isso aumenta a expectativa dos Oficiais aprovados nas provas do COTER, bem como dos que irão realizar as provas no mês de agosto, de que o sonho de se tornar um Boina Azul esteja mais próximo.
Na foto abaixo podemos ver os quatro policiais brasileiros que realizaram o último curso no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil -CCOPAB - no Rio de Janeiro no mês de abril, sendo que destes apenas o Capitão Fernandes já recebeu sua designação para missão. Da esquerda para a direita estão o Capitão Maurício, da PMESP, o Ten Coronel Valdemir, da PMDF, o Capitão Rodrigo Fernandes, da PMERJ e o Capitão Senna, também da PMDF. O Oficial que aparecem em pé ao fundo da mesa é o Capitão Hélio, da PMESP, o qual está cedido ao CCOPAB e atua como Oficial de ligação para os assuntos relacionados aos UNPOLs brasileiros, exercendo a função de coordenador do UNPOL Team.
Parabéns ao Capitão Fernandes pela sua designação para integrar a UNMIT, desejamos que os trâmites de embarque sejam rápidos e que em breve este novo Boina Azul esteja trabalhando e recebendo os ensinamentos dos veteranos UNPOLs brasileiros no Timor Leste.

Um comentário:

Cap PMERJ Fernandes disse...

"... previsão de término da UNMIT no mês de maio de 2012".
Como assim???

Obrigado pela postagem.