quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CCOPAB: Capitães da Brigada Militar concluem Estágio de Preparação para Missão de Paz

No último dia 28 de outubro os capitães da Brigada Militar Marco Antonio dos Santos Morais (3ºBOE) e Laudemir da Rosa Gomes (3º BABM) concluíram o Estágio Preparatório para Missões de Paz – EPMP 2011/2 – no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – CCOPAB – no Rio de Janeiro.
O Estágio teve duração de 26 dias e contou com a participação de 34 Oficiais estagiários oriundos das forças armadas brasileiras (Marinha, Exército e Aeronáutica) e países da América do Sul (Paraguai, Peru e Suriname), bem como 07 Oficiais de Polícia Militar dos Estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Alagoas e Rio de Janeiro. Abaixo podemos ver a foto oficial da turma. Durante as quatro semanas de estágio os alunos participaram de aulas teóricas e práticas, todas conduzidas no idioma inglês, as quais trataram dos mais diversos temas e situações com que os Oficiais poderão se deparar em suas futuras atuações em missões de paz das Nações Unidas. Dentre os assuntos abordados destacamos os seguintes: Princípios Fundamentais das Operações de Paz das Nações Unidas; Proteção aos Direitos Humanos; Mulheres, Paz e Segurança; Proteção à Criança; Respeito à Diversidade; Polícia das Nações Unidas; Assistência Humanitária; Direito Humanitário e Direito Internacional Humanitário; Gerenciamento de Stress; Habilidade e Prática de Direção, inclusive com veículos adaptados para a “mão inglesa”; Conduta como Refém; Segurança e Risco; Comunicação por rádio; Navegação e utilização de GPS; Negociação e Mediação; e primeiros socorros, como podemos ver na foto abaixo: O Estágio contabilizou 388 horas/aula, sendo que somente na parte do idioma inglês foram 72 horas/aula de Preparo Linguístico; 36 horas/aula de conversação; e 10 horas/aula de Laboratório de Idioma, totalizando 118 horas de total imersão no idioma de serviço das Nações Unidas. Na foto abaixo podemos os Capitães Marco e Laudemir durante oficina prática de Mediação de Conflito. A última semana do estágio culminou com um exercício de três dias no Campo de Instrução de Gericinó, onde foi montada uma estrutura simulando dois países em conflito, um católico e outro muçulmano, com problemas em sua área de fronteira. Neste exercício os Oficiais estagiários enfrentaram várias situações onde tiveram que colocar em prática os ensinamentos recebidos, especialmente a negociação e mediação de conflitos entre as partes beligerantes. A encenação contou com a presença de vários figurantes voluntários, alunos de Relações Internacionais de uma universidade carioca, fluentes em inglês, que deram um toque de realidade a todas as situações vivenciadas pelos estagiários. Nas fotos abaixo vemos o Capitão Laudemir durante alguns dos exercícios, sendo o primeiro, juntamente com a 1º Tenente Renata (PMESP), durante o recebimento de reclamações da população local quanto a possíveis desvios de conduta de integrantes da ONU. Já as duas fotos seguintes mostram um exercício de coleta de informações com a polícia e cidadãos locais sobre possível local de crime.

Nas fotos seguintes podemos ver algumas das atividades práticas desenvolvidas pelo Capitão Marco. Na primeira, juntamente com o Capitão Laudemir, durante atividade de mediação desenvolvida em uma ocorrência de acidente de trânsito envolvendo veículo da ONU e a população local. Na segunda, atuando em dupla com o Tenente-Coronel Eliano (PMAL), coletando informações sobre incidentes envolvendo policiais pertencentes a um dos países envolvidos no conflito.


Nas fotos seguintes podemos ver a simulação de uma vistoria em um quartel da polícia local cuja missão era obter informações a respeito de efetivo, armamento e a situação dos presos, principalmente com relação a possíveis violações dos direitos humanos. Participaram desta oficina o Capitão Marco e a 1º Tenente Karin (PMESP).


A conclusão do Estágio habilitou os Oficiais a receberam a designação para uma das missões de paz ONU para as quais o Brasil envia policiais (Timor Leste, Haiti, Guiné Bissau e a nova missão no Sudão do Sul). O Capitão Laudemir, Juntamente com a 1º Tenente PMESP Karin e o 1º Tenente PMMT Mendes, já receberam sua designação para a Missão no Timor Leste - UNMIT, com embarque previsto para o mês de dezembro.

2 comentários:

Francisco Issa disse...

Parabéns aos estagiários do CCOPAB e que tenham sucesso nas suas futuras missões.
Um forte abraço a todos,
Francisco Issa - TC PMBA
Cmt do Contigente PM no Haiti.

Cap PMAM Honda disse...

Parabéns aos Oficiais concludentes do Estágio e a todos os instrutores, coordenadores, equipe de apoio e voluntários! Boa sorte e sucesso aos distintos oficiais que representarão o Brasil nas Missões de Paz da ONU! Inevitável bater a nostalgia ao ver as imagens do Estágio! BRASIL!!!