quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Sudão do Sul: UNPOLs brasileiros aguardam confirmação da data de embarque

Após um período de "férias" do blog, volto à atividade para informar ao amigos e leitores que na verdade não estive realmente descansando nesses 51 dias em que fiquei sem publicar algum texto sobre o tema que norteia este espaço.
Logo após concluir o curso presencial no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil - CCOPAB - em outubro do ano passado no Rio de Janeiro, pensei em dar uma parada no blog para descansar e, até mesmo, desligar um pouco do tema. O descanso durou pouco, pois logo fui surpreendido, no dia 07 de novembro, com um e-mail vindo do "UNPOL Human Resources Officer" da Missão da ONU no Sudão do Sul -UNMISS - informando que já haviam tentado contato comigo várias vezes mas estavam tendo dificuldades com o número de telefone que informei no meu currículo (Personal History). Disse que eu tinha 3 dias dias para informar um novo número, caso contrário eu não seria mais entrevistado. No mesmo dia enviei o e-mail de resposta com novos números.
Após enviar o e-mail, permaneci com a incerteza de que a mensagem havia sido recebida. Por este motivo, entrei em contato com um amigo que se encontra na Missão da ONU no Timor Leste - UNMIT, o qual ainda não conheço pessoalmente mas tenho muita admiração e consideração: O Capitão Rodrigo Campos da PMDF. Pedi a ele que entrasse em contato com o responsável pelo Human Resources da UNMISS e confirmasse o recebimento do meu e-mail, pois afinal a comunicação entre as missões é coisa rotineira. Minha solicitação foi prontamente atendida por esse irmão Boina Azul, tendo inclusive me enviado cópia do e-mail de resposta da UNMISS em que informavam que tinham recebido minha mensagem e que a entrevista seria no dia seguinte.
No dia 08 de novembro fui entrevistado por um UNPOL da Malásia durante aproximadamente 45 minutos. Respondi questões ligadas a minha experiência profissional em áreas como logística, operações policiais, comando, gerenciamento de efetivo, planejamento e instrução. Tendo, ainda, respondido duas questões pontuais em que me solicitaram meu entendimento sobre o que é a polícia comunitária e o que são os Direitos Humanos.
No dia 1º de dezembro recebi do COTER o documento enviado do DPKO informando minha aprovação e designação para integrar o efetivo UNPOL da United Nations Mission in South Sudan, juntamente com outros 05 Oficiais (um TCel da PMAL, um TCel da PMPE, um Cap da PMSC e duas Tenentes da PMESP). No decorrer do processo para embarque, o Oficial de Pernambuco desistiu da missão. Em vista disso, o 1º contingente policial brasileiro no Sudão do Sul será composto inicialmente por cinco Oficiais e terá como Comandante de contingente o TCel Eliano, da Polícia Militar de Alagoas. O documento do DPKO, denominado Deployment, fixa como data provável de embarque o dia 07 de janeiro, portanto no próximo sábado. Mas como é de praxe, o prazo determinado pelo DPKO é muito exíguo para que se providencie toda a documentação e exames médicos necessários. O mês de dezembro foi "corrido", consultas a especialistas, exames médicos (sangue, eletrocardiograma, raio-X do tórax, audiometria, visão, etc...) vacinas, Inspeção Médica Militar e preenchimento de uma infinidade de documentos exigidos pelo DPKO.
Um dos procedimentos mais demorados nesta fase é a obtenção do Passaporte Oficial, pois este procedimento era realizado pelo COTER (pelo menos foi assim quando fui para o Haiti em 2007, até o visto para os EUA foi providenciado sem que eu tivesse que ir a Brasília) e agora é o próprio policial quem tem que providenciar o passaporte. É necessário acessar o site do Ministério das Relações Exteriores, na Divisão de Documentos de Viagem - DDV, preencher um requerimento, imprimi-lo, anexar uma foto e comprovantes de quitação eleitoral e, por fim, enviar toda a documentação por sedex para Brasília. Após o documento ficar pronto, em média 15 dias de espera, o Oficial deve ir a Brasília para retirá-lo pessoalmente na DDV, ou conseguir alguém para fazer isso em seu nome. Com o passaporte em mãos, o Oficial deverá assiná-lo e depois escanear o documento na página assinada e enviá-lo a Brasilia. E enfim, a documentação exigida estará COMPLETA ! Aliás, meu passaporte ficou pronto ontem. Para retirá-lo no Itamaraty contarei mais uma vez com a ajuda de um irmão Boina Azul, o Capitão Carrera da PMDF, meu colega de contingente na MINUSTAH, com o qual tive o prazer de conviver diariamente por seis meses em Porto Príncipe.
Dos Oficiais integrantes do 1º Contingente UNPOL na UNMISS, apenas o TCel Eliano e o Capitão Jonas da PMSC já estão com os passaportes em mãos.
Agora falta pouco, em breve a Polícia Militar brasileira estará iniciando sua história na mais nova Missão de Paz das Nações Unidas!

Um comentário:

Ricardo Couto disse...

Meu caro amigo e irmão Boina Azul, faço minhas, as suas palavras, estou nesse mesmo processo e já terminei todos os exames médicos , porém ainda falta o danado do passaporte Diplomático que dessa vez vou ter q contar tb com a ajuda do Carrera ou do Heberton que tb serviu comigo na Minustah... Estou com a data de embarque prevista pra 5 de fevereiro, mas pelo menos tive a noticia boa que toda a minha documentação já está em Nova York e estou esperando a danada da Entrevista pra sair meu T. A.... Abraço camarada e boa sorte na sua nova Missão também....