domingo, 22 de abril de 2012

Timor Leste: Capitão Átila envia relato da Missão


“Missão de paz no Timor Leste Nossa missão de paz se chama UNMIT - Missão Integrada das Nações Unidas no Timor Leste e trabalhamos na UNPOL, a Policia das Nações Unidas. Tivemos a satisfação de realizar a mesma seleção junto com o Capitão Marco Antônio dos Santos Moraes, idealizador desta brilhante idéia, que vem divulgando com muita competência o trabalho dos oficiais brasileiros junto a missões de paz em diversos países. Fomos chamados juntamente com o Capitão Laudemir da Rosa Gomes, que por problemas burocráticos, não conseguiu completar a tempo a extensa documentação que se nos fora exigida e aguarda nova autorização para viagem. Viajamos com o Tenente Adriano Marcel, da PMCE, no dia 01 de março, chegando ao Timor Leste no dia 03.

Avançamos exatamente 12 horas em relação ao Brasil. Saímos Porto Alegre, passando por Guarulhos/SP, embarcando para Johanesburgo, África do Sul, durante mais nove horas. A velocidade de cruzeiro de um vôo comercial normalmente se mantém em torno de 930 km/h a uma altitude de 39.000 pés. A temperatura externa chegou a -45 graus Celsius. O primeiro vôo internacional (Boing 777) saiu de Guarulhos para percorrer 7.439 km ate Johanesburgo em 9 horas. Chegando na África, tivemos poucas horas para um novo vôo, com destino a Singapura, na Malásia. Voamos mais onze horas sem escalas. De lá fomos para Singapura (Airbus), voando durante 10 horas 5.300 milhas - ou perto de 8.500 km. A visão do alto é impressionante. Um superporto aguarda quase 200 embarcações atracarem, com verdadeiro congestionamento marítimo. Além dos enormes prédios e instalações. Um aeroporto gigante, moderno e incrivelmente limpo e organizado. Finalmente, com duas horas para pegar visto e novo embarque no próximo vôo, partimos para Dili, com um Airbus A320. Voamos durante mais 4 horas e 3.500 km, totalizando aproximadamente dois dias e meio de vôos quase diretos. Viajamos quase 19.500 km. Chegamos no Aeroporto de Comoro no dia 03, aproximadamente as cinco da tarde. Fomos recebidos pelos oficiais da Missão, liderados pelo nosso Contingent Commander, Sr. Coronel Edilson Rodrigues, da PMDF, acompanhado do Tenente-coronel Valdemir dos Santos e de outros oficiais que atuam em Dili, todos muito solícitos e companheiros.

Vencida a fase da documentação na chegada, do treinamento inicial de duas semanas, dos testes de idioma, manejo de arma de fogo e condução de viatura 4x4, fomos designados para nossos novos locais de trabalho. O Tenente Marcel optou pelo distrito de Covalima, cuja sede eh Suai, no oeste e fui designado para Baucau, cuja sede tem o mesmo nome. 
Trabalhamos em uma estrutura muito semelhante a de um batalhão, com o comando e seu estafe e as equipes de monitoramento da PNTL - Policia Nacional do Timor Leste, que se encontra em fase final de acompanhamento. Encontramos na Missão UNPOLS (policiais) de 41 países e com diversas culturas, que uniram esforços prestar apoio a este país belo e montanhoso, emprestando experiência e auxilio no treinamento e autonomia das forcas de segurança do Timor Leste. Tudo é conversado em inglês com os colegas de patrulha, nosso primeiro trabalho na missão para todos, são estrangeiros. Registramos que foi realmente providencial o elevado nível de exigência feito pela 3a seção da IGPM/COTER, pois no começo a adaptação com o estilo/sotaque britânico foi bastante difícil. Para nos é uma satisfação poder representar nossa Pátria, nossos Estados e nossas Corporações Policiais Militares, cônscios de nossas muitas responsabilidades, com elevada fé na Missão, pelo que ela representa para o povo desta bela nação.”

Nenhum comentário: