quarta-feira, 18 de abril de 2012

UNMISS: Chegada em Akobo e estrutura da base

Na última quinta-feira iniciamos, eu e o Capitão Jonas – PMSC , nossa viagem de Juba rumo a Akobo, nosso posto de trabalho pelos próximos 3 meses aqui no Sudão do Sul. Viajamos em um helicóptero russo de transporte de pessoal que é o transporte padrão da ONU aqui na United Nations Mission in south Sudan – UNMISS. Existem vôos de asa fixa somente entre as maiores cidades, como Juba , Wau e Malakal. Na foto abaixo está o Capitão Jonas no momento do embarque em Juba.


Durante este deslocamento tivemos que fazer uma escala de um dia em Bor, capital do Estado de Jonglei, onde está localizada a cidade de Akobo, para fins de procedimentos burocráticos e os últimos briefings sobre a segurança na região da fronteira com a Etiópia. A base da ONU em Bor está ainda em construção, mas oferece todo o conforto necessário para o bom desempenho da missão. Na área interna da base encontramos um restaurante e uma cafeteria, bem como uma ala de contêiners de moradia. Existem também alguns conteiners de trânsito, como o que ficamos hospedados. Muito embora seja coletivo, tem ar condicionado e boa proteção contra os mosquitos.


No dia seguinte, sexta-feira 13 de abril (data sugestiva para chegar a Akobo, como diria Zagallo: foi nosso dia de sorte!). A primeira visão de Akobo foi realmente impressionante, por todos os lugares em que andamos vimos casas de alvenaria e também as casa de barro e palha chamadas de Tukul. No entanto, aqui em Akobo, toda a cidade é feita de Tukul. Cerca de 5.000 pessoas vivendo em Tukuls, muitos cozinhando e dormindo ao relento dependendo o número de membros da família, pois o espaço interno dos Tukuls não é muito grande. Foto abaixo ( a qualidade da foto não é boa, pois tive que tirar uma foto do vídeo que fiz da chegada, mas da para ter uma idéia do que estou falando).
Chegamos enfim ao County Base Support – CSB – como são denominadas as bases da ONU em municípios pequenos do interior como akobo. A base não é muito grande, fica situada na principal rua da cidade. Tem uma área de no máximo 3.600 metros quadrados (60 X 60 m) que abriga 07 Barracas. Destas, 02 são para UNPOLs; 01 Barraca para alguns engenheiros civis da ONU os quais estão com a responsabilidade de construir uma nova base aqui em Akobo, mais ampla e com conteiners de moradia; e 04 Barracas para militares do Exército da Índia, os quais são responsáveis pela nossa segurança. Dentro da base temos também 03 geradores que fornecem a energia elétrica necessária para cozinharmos, ligarmos o ar condicionado da barraca e ventiladores, bem como utilizarmos os nossos laptops. Por motivo de economia de combustível, os geradores são desligados das 09hs ao meio-dia, e das 15hs às 18:30 hs. Temos estrutura sanitária com 03 banheiros com vaso e chuveiro. No entanto, não possuímos caixa d`água em cima impossibilitando o uso da descarga e dos chuveiros. A descarga é um balde com água e o banho também é de “caneca”. O fator positivo disto tudo é que se morássemos em conteiners a ONU nos cobraria um aluguel de 630 dólares mensais. Já das Barracas não é cobrado nenhum valor.
Fomos muito bem recebidos pela equipe de UNPOLs que já estava em Akobo: 02 policiais da Bósnia; 02 de Uganda; 02 das Filipinas; 01 da Turquia; 01 de Gâmbia e 01 da Zâmbia. Bem como pelos militares da companhia do Exército indiano.

Nossa internet aqui é particular, cada um teve que comprar um modem de uma companhia telefônica do Sudão, pois a internet disponibilizada pela ONU somente acessa a intranet da missão. Por isso nossa velocidade de conexão de internet é muito baixa, impossibilitando uma atualização mais constante das nossas atividades aqui em Akobo.
nas próximas postagens começarei a mostrar um pouco do trabalho UNPOL aqui no CSB Akobo, bem como a características e peculiaridades do povo sul-sudanês.

Nenhum comentário: