sábado, 27 de outubro de 2012

Timor Leste: Cerimônia de Medal Parade

O Capitão Átila Mezadri Pezzeta, da Brigada Militar, esta próximo de completar oito meses de serviço na Missão de Paz da ONU no Timor Leste e me enviou um relato detalhado sobre a cerimônia na qual foi condecorado com a medalha das Nações Unidas " In The Service Of Peace" em solenidade ocorrida no último dia sete de setembro na capital do Timor Leste, Dili.
" Missão Integrada das Nações Unidas no Timor Leste. Registro do Brazilian Medal Parede 2012. Registramos nosso Brazilian Medal Parede 2012, na UNMIT. O evento ocorreu em 07 de Setembro último, quando a comissão organizadora presidida pelo Comandante do Contingente, Coronel PMDF Edilson Rodrigues, concretizou meses de planejamento e preparativos. O evento se realizou no Clube Ocean View em Dili, Capital. Oito Oficiais receberam a condecoração “In The Service of Peace” e outros oito os correspondentes numerais de suas condecorações, pelo excedente de tempo em Missão de Paz, prestando honrados serviços. O convite para a cerimônia foi idealizado no sentido de homenagear o Brasil – nossa Pátria Amada -, tendo como imagem de fundo o monumento “Cristo Redentor”, do Rio de Janeiro, justamente porque foi entendido como a imagem que melhor caracteriza o país e tem reconhecida projeção no exterior. Também, a Cidade do Rio de Janeiro foi eleita Patrimônio da UNESCO em 2012. Nos honraram com suas presenças autoridades como o Representante do SRSG (Special Representative of Secretary General of UN), Sr. Shigeru Mochida, a Ministra Conselheira da Embaixada do Brasil no Timor Leste, Sra. Ivanise Maciel, o Acting Police Commissioner of UNMIT, Sr. Sayed Raj, a Acting Chief of Staff, Sra. Valelee Toffa e o Chief of NOD (National Operations Department), Sr. Raul Curva. Aquilataram o evento também comandantes de contingentes de policias uniformizadas de 40 países, muitos colegas UNPOLs e convidados. Os convidados foram recebidos pelos Oficiais do contingente brasileiro e assistiram ao canto do Hino Nacional, seguido de um vídeo sobre o Brasil e todas as suas muitas regiões e diversificados costumes. Logo após, as autoridades foram convidadas a tomarem seus lugares para realizarem a entrega das condecorações aos Oficiais agraciados. Discursaram o Acting SRSG, o Acting Police Comissioner e o Contingent Commander.


Em seu discurso o Representante do SG relatou o brilhante histórico brasileiro na ONU, desde a assinatura da Carta das Nações Unidas e enalteceu os esforços do Brasil em colaborar com um qualificado estafe para agigantar o desempenho da Polícia das Nações Unidas na Missão de Paz no Timor Leste, em um momento histórico quando a Missão de Paz se aproxima de seu bem-sucedido encerramento. Na mesma esteira manifestou o comandante interino da UNPOL, Saye Raj, os esforcos dos UNPOLs brasileiros pela sua qualidade, elevada disciplina, profissionalismo e alto grau de comprometimento com seus deveres, exemplos de profissionais que aqui vieram para fazer a diferenca na Missao de Paz.


Por fim o Coronel Edilson Rodrigues agradeceu a presenca de todos e reassegurou o comprimisso dos Oficiais brasileiros em bem desempenhar seus deveres e enalteceu o momento, que classificou como uma grande honra, quando somos reconhecidos pelos esforços somados aos contingentes da UNPOL no Timor Leste. Após a solenidade os convidados participaram de um jantar comemorativo ao evento, com pratos típicos da culinária do Brasil.

Receberam a condecoração “In The Service of Peace” das Nações Unidas os seguintes Oficiais:
Ten-Cel PMDF VALDEMIR GOMES DOS SANTOS Distrito Federal;
Major PMRJ RODRIGO FERNANDES FERREIRA Rio de Janeiro;
Capitao BMRS ATILA MESADRI PEZZETTA Rio Grande do Sul;
Capitao PMSP MAURICIO DE ARAUJO São paulo;
Capitao PMDF ISANGELO SENNA DA COSTA Distrito Federal;
1º Ten PMPR ALLAN PAULO BASSACO SACCHELLI Paraná;
1º Ten PMCE ADRIANO MARCEL DE M. BEZZERRA Ceará;
1º Ten PMMT RICARDO DE ALMEIDA MENDES Mato Grosso;
Receberam os numerais correspondentes a condecoração “In The Service of Peace” das Nações Unidas os seguintes Oficiais:
Coronel PMDF EDILSON RODRIGUES Distrito Federa;
Major PMDF ROBERTO DE SANTANA FREITAS Distrito Federa;
Capitao PMBA GILMARA SANTANA DE OLIVEIRA Bahi;
Capitao PMDF RODRIGO CAMARGO CAMPOS Distrito Federal;
Capitao PMBA FERNANDO ATILA FERREIRA JUNIOR Bahia;
Capitao PMDF ROBSON LUIZ MAGALHAES PINHEIRO Distrito Federal;
Capitao PMDF WERNER ARAUJO MIQUELINO DA SILVA Distrito Federal;
1º Ten PMSP LIGIA PINHEIRO – São Paulo "

Nenhum comentário: