quarta-feira, 31 de outubro de 2012

UNIOGBIS: Capitão Claudio Prus - PMPR - envia relato da Missão na Guiné Bissau


O Capitão Claudio Prus, da Polícia Militar do Estado do Paraná, atualmente está desempenhando as funções de UNPOL na Missão de Paz da ONU na Guiné Bissau, em substituição ao também paranaense, 1º Tenente Moisés Ceschin. A missão na Guiné Bissau recebe a denominação de United Nations Integrated Peace-Building Office in Guinea Bissau - UNIOGBIS. Ele nos enviou um relato sobre suas atividades e a situação do país atualmente.
“Tenho desempenhado a função de UNPOL no setor de Polícia Comunitária e Treinamento, onde estou realizando visitas as bases policiais que aqui existem, eles chamam de Esquadras de Polícia, seria, em comparação com as nossas, sedes de Companhias ou Pelotões que atuam nos bairros. Então, um dos projetos da UNIOGBIS são as Esquadras Modelo de Polícia que visam a padronização dos procedimentos policiais nos conceitos de polícia comunitária, bem como a adequação das instalações físicas, suprimento de meios neste sentido. Enquanto o Moisés Ceschin estava aqui eles inauguraram a 1ª Esquadra Modelo e agora estou prestando apoio e consultoria nesta esquadra, orientando os policiais e alinhando os serviços no padrão comunitário. Semanalmente visito esta esquadra, converso com os policiais e realizamos uma avaliação do que está mudando e confesso que tem sido bem significava a mudança do policiamento no local e dos policiais, apesar da falta de escolaridade de muitos (aqui muitos são analfabetos).

 Na área de treinamento, desenhamos um curso de atualização / formação básica de polícia, visando a ampliação das Esquadras Modelo de Polícia, onde sou o coordenador e instrutor deste curso. Atualmente estamos treinando 60 (sessenta) policiais e a pretensão da UNIOGBIS é repetir este curso mais vezes no ano que vem. Este curso tem a duração de 2 meses.

O nosso problema por aqui foi o golpe de Estado de 12 Abril último, pois o governo estava colaborando e apoiando os trabalhos, porém após o golpe os militares tomaram o poder e estamos trabalhando apenas para manter os projetos que já estavam sendo executados, além é claro de atividades que possam não confrontar as ações dos militares, pois somos apenas uma força de paz, certo! Enquanto não se resolver este impasse as ações ficarão limitadas a treinamentos e pequenas consultorias quando solicitadas”.
Na foto abaixo o Capitão Prus aparece junto a outros UNPOLs da Missão.

Desejamos sucesso ao novo Boina Azul paranaense em sua nobre missão no continente africano!

Um comentário:

Fabíola Cristina de Azevedo disse...

É uma pena parecer ser o que não é. Pena!