terça-feira, 22 de setembro de 2009

Comando da Brigada Militar aprova o uso de distintivo de participação em Operações de Paz da ONU

O Comando Geral da Brigada Militar publicou recentemente duas portarias estabelecendo normas complementares ao Regulamento de Uniformes e Apresentação da Brigada Militar (RUAPBM). A Primeira foi a Portaria nº 371/EMBM/2009, publicada no Boletim Geral nº 107, de 10 de junho de 2009, regulamentando o uso da Boina Azul em solenidades especiais alusivas às Missões de Paz da ONU. E a outra foi a Portaria nº 383/EMBM/2009, publicada no Boletim Geral nº 169, de 08 de setembro de 2009, a qual cria e autoriza a utilização do Distintivo de participação em Operações de Paz.
Estas duas publicações foram fruto do trabalho de um grupo de oficiais, os quais se reuniram em comissão e decidiram regulamentar o uso do distintivo, pois até então o que existia, segundo informações obtidas com alguns dos veteranos de Missão em El Salvador e Guatemala, era apenas uma autorização verbal do Cmt Geral da época (década de 90) para que os Oficiais utilizassem o próprio distintivo da ONU. No entanto, por ser verbal, estava sempre sob a possibilidade de nova avaliação de qualquer comandante direto.
Em vista disso, a comissão de veteranos de missão composta por mim e pelos Capitães Emílio (Kosovo); Freitas (Haiti); Araújo (Kosovo); Osório (Haiti); Frederes (Haiti); Hoffman (atualmente no Timor), solicitou uma audiência no mês de maio com o Comandante Geral, Coronel Trindade, ocasião onde foram apresentadas as propostas de Portaria. Ambas foram aprovadas no ato pelo Coronel Trindade e, após o trâmite administrativo necessário, bem como alguns ajustes determinados pelo Comandante Geral, foram publicadas em nosso Boletim Geral.
Parabéns a todos os envolvidos no projeto, bem como a todos aqueles que acreditaram nesta idéia.

Nenhum comentário: