sábado, 26 de setembro de 2009

IGPM/COTER realiza processo de seleção de 20 Policiais para Missão na Guiné Bissau

No último dia 15 de setembro a IGPM/COTER enviou documento ao Comando da Brigada Militar solicitando indicações de Oficiais voluntários para ocupar cargos no Escritório Integrado das Nações Unidas de Construção da Paz na Guiné- Bissau (UNIOGBIS). A missão terá início a partir de janeiro de 2010 e os Oficiais selecionados permanecerão no país africano por um período de 01 ano.
Ao todo são 20 vagas para policiais brasileiros distribuídas entre cargos de chefia e de execução. São 04 vagas para funções de chefia, as quais são regidas pelo sistema de contrato direto (Secondment- S), ou seja, o Oficial passa à condição de militar a serviço de órgão internacional e, em consequência, não pode ter vinculação financeira e adminstrativa com sua instituição, resumindo: deve abrir mão de seu salário no Brasil e passar a receber somente o salário da ONU.
As demais 16 vagas são consideradas em situação de não contratado (Non-contracted- NC) e por isso os Oficiais selecionados equiparam-se à situação de UNPOL, ou seja, recebem MSA da ONU (diárias) e não precisam se desvincular da organização policial a que pertencem.
O processo de seleção será diferente do normalmente utilizado pela IGPM. Na primeira fase serão selecionados os Oficiais de acordo com o Personal History enviado ao COTER, cujo prazo de remessa venceu no último dia 18 de setembro. A relação dos pré-selecionados será enviada ao DPKO em Nova York, o qual, por sua vez, agendará uma entrevista telefônica com o candidato. Somente após a aprovação do DPKO que serão providenciados os exames médicos e restante da documentação para o embarque.

Nenhum comentário: