quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ban Ki Moon tenta contornar crise com o governo ruandês



O Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, fez uma visita relâmpago ontem a Ruanda onde encontrou-se com a ministra ruandesa dos Negócios estrangeiros, Louise Mushikiwabo e com o presidente ruandês Paul Kagame (foto). A visita oficial que durou menos de 24 horas teve como principal objetivo discutir com o governo local os reflexos do relatório da ONU sobre a República Democrática do Congo, preparado pelo Alto comissariado aos Direitos Humanos, no qual existe uma acusação contra o exército ruandês de possíveis crimes de genocídio cometidos durante a primeira guerra na República Democrática do Congo (1996-1998), contra Hutus ruandeses que se encontravam refugiados no Congo.
Em vista da repercussão do relatório, o presidente Paul Kagame ameaçou retirar suas tropas de todas as missões de paz das Nações Unidas. Atualmente Ruanda tem à disposição da ONU, somente no Sudão, 3.300 soldados em Darfur e 256 na UNMIS. A retirada desses soldados, segundo o governo ruandês, seria imediata. Esta medida, caso se concretize, logicamente causará grande impacto nas duas missões, principalmente em Darfur que vive uma situação mais conturbada e está em fase de preparação do referendo que decidirá sobre a separação do sul do restante do país.
A ministra ruandesa dos Negócios estrangeiros, Louise Mushikiwabo, declarou ontem que "Não há a mínima dúvida de que, se esse relatório fosse publicado, tal como o vimos na sua versão preliminar, com as suas falsas acusações, e sem falar com as partes interessadas, o governo de Ruanda retiraria imediatamente as suas tropas das operações de paz das Nações Unidas no Sudão”.
Os resultados da reunião não foram divulgados oficialmente por nenhum dos participantes, ou seja, ainda não foi encontrada uma saída diplomática para o caso.
Fonte: Site Angola Press

Nenhum comentário: