domingo, 19 de setembro de 2010

Capitão Carrera participa de Curso UNPOL na Suécia

O Capitão Sérgio Carrera, da Polícia Militar do Distrito Federal, veterano da Missão de Paz da ONU no Haiti – MINUSTAH (em pé à esquerda na foto acima), recentemente participou do United Nations Police Course - UNPOC III - realizado no Centro Internacional das Forças Armadas da Suécia (SWEDINT) no período de 23 de agosto a 03 de setembro de 2010. O Capitão Carrera foi convidado pela Polícia Nacional da Suécia, através de sua Unidade de Operações de Paz, para participar como Observador Internacional. A Suécia é um dos países com maior tradição em Operações de Paz no mundo e o Comando-Geral da PMDF entendeu a importância do intercâmbio e da troca de experiências com instituições policiais de vários países. Esta visão estratégica faz da PMDF uma referência no Brasil quando o tema em debate é o das Peacekeeping Operations. Não é por acaso que a PMDF é a única Corporação Policial Militar brasileira a oferecer Cursos especializados voltados para a atividade de Policial da ONU-UNPOL. Já foram realizados 02 cursos (01 em 2009 e 01 em 2010) contribuindo sobremaneira com a representatividade brasileira na segurança internacional. A respeito disso o Capitão Carrera destacou :
Não tenho dúvidas que os cursos UNPOL para 2011 a serem realizados na PMDF terão um formato mais atualizado e 100% de acordo com os padrões definidos pela ONU. Vale também registrar a presença de outra Observadora Internacional (do DPKO/NY), que esteve no Curso para fins de credenciamento do Curso junto às Nações Unidas. Agora, a Polícia Sueca e a Alemã são as únicas 02 de todo o mundo credenciadas pela ONU como certificadoras de Cursos UNPOL”.
O Curso contou com 28 alunos, sendo 03 da Gâmbia, 03 de Serra Leoa e 22 da Suécia (foto da sala de aula com o Cap Carrera ao fundo), bem como com um total de 08 instrutores (sendo 02 da Gâmbia, 01 da Noruega) e 02 Observadores Internacionais (foto). O SWEDINT está localizado a 40 km de Estocolmo e possui instalações voltadas para a realização de vários cursos especializados, pois além dos cursos UNPOL, são realizado, por exemplo, cursos de comando para funções em missões da ONU e para as Forças Armadas, OTAN e União Européia. A estrutura para os alunos é muito boa, conta com excelentes alojamentos os quais são dotados de todos os itens necessários para facilitar o ensino-aprendizagem, incluindo computadores individuais.
Sinto-me privilegiado por ter sido convidado como Observador na Suécia e orgulhoso por ser o 1º policial brasileiro a participar de um curso neste renomado centro e em parceria com a tradicional Policia Nacional Sueca, representando assim não apenas a PMDF, mas os milhares de policiais militares brasileiros. Mais importante ainda é saber a PMDF está no caminho correto e com o formato adequado de Curso. Pude contribuir com a formação da turma e apresentar o modus operandi da participação UNPOL brasileira em Operações de Paz. Temos muito a evoluir, mas com boas parcerias e visão estratégica poderemos colocar o nome de nosso país num patamar mais elevado no que se refere a UNPOL." (Capitão PMDF Sérgio Carrera).

Parabéns ao Carrera, essa oportunidade de poder frequentar o curso como observador internacional na Suécia certamente foi fruto do excelente trabalho realizado na coordenação dos dois cursos UNPOLs em Brasília.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Carrera!

A sua perseverança em projetar a PMDF no cenário nacional e até no mundo tende a ser cada vez mais reconhecida.
Que a sua busca continuada de aperfeiçoamento nessa área continue trazendo frutos para a Corporação e para você, pessoalmente.
Você tem muito chão a percorrer, mas o que você já trilhou, não o havia sido antes, por isso sei que ainda fará muito.

Felicidades!

TC Valdemir