sábado, 4 de setembro de 2010

Missões de Paz: 23 Oficiais aprovados em Manaus e Recife

A IGPM/COTER realizou na última semana a segunda fase do processo seletivo 2010 para policiais militares voluntários para integrar uma Missão de Paz da ONU. As provas foram realizadas nas cidades de Manaus (foto) e Recife e desta vez contou com a presença de Oficiais Bombeiros Militares. O Capitão Bassalo PMPA, veterano da MINUSTAH, realizou os testes e foi novamente aprovado. Entrei em contato com ele e recebi as seguintes informações gerais sobre o concurso.

"...ao todo no Pólo de Manaus foram 13 candidatos ( 03 da PMPA, 07 da PMAM, 01 da PMRO e 02 Oficiais Superiores do CBMDF E CBMMT) dos quais 08 aprovados, sendo os 03 da PMPA(TC BRAGA, TC F. GIBSON E CAP BASSALO), 03 DA PMAM( CAP ALGENOR, CAP NÚBIA E ASP HASSMAN) e os 02 Oficiais Bombeiros, segundo informação do Cel EB BEZERRA, na seleção de Recife foram aprovados mais 15 Oficiais dos quais 3 Bombeiros completando o total de 5 vagas ofertadas ao CBM para a MINUSTAH, ainda segundo as informações dos Oficiais do COTER as as indicações e respectivo embarque para a MINUSTAH deve ocorrer em um período máximo de 30 dias."
Fiquei feliz em saber que entre os aprovados está o T Cel Braga da PMPA, o qual foi meu primeiro Contingent Commander na MINUSTAH. Conforme as informações do Bassalo, o TCel Braga foi aprovado nos testes em inglês e francês. Destaco, ainda, a aprovação do atual Contingent Commander brasileiro na MINUSTAH, o Capitão Algenor da PMAM, o qual aproveitou um CTO (Compensatory Time Out) para visitar a família em Manaus e realizar as provas estando novamente habilitado e apto a permanecer na missão de paz no Haiti. Com relação ao Algenor cabe o registro, por uma questão de justiça, que o aumento do efetivo policial brasileiro na MINUSTAH que agora está se concretizando muito se deve ao seu trabalho de bastidores executado junto aos integrantes da diplomacia brasileira em Porto Príncipe e aos militares do COTER que seguidamente fazem visitas de inspeção no Haiti. Tenho acompanhado este processo e sei que, sempre que pode, o Algenor tocou no assunto, demonstrando a necessidade estratégica do Brasil também ter um efetivo expressivo no segmento policial da missão.
Parabéns a todos os aprovados! Agora começa a correria para o embarque.

Um comentário:

José Vicente disse...

Obrigado, Marco.

TC Braga