terça-feira, 28 de setembro de 2010

Timor Leste: UNMIT pode retirar-se em 2012


A Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) reassumiu no último dia 24 de setembro a responsabilidade pelo policiamento do distrito de Manufahi, localizado no Sul do país. O policiamento no local era realizado por integrantes da UNPOL – United Police – pertencentes à Missão de Paz da ONU naquele país – UNMIT.
A solenidade de passagem de comando foi realizada no antigo mercado da cidade de Same, entre o Police Commissioner da UNPOL, o português Luís Carrilho, e o comandante geral da Polícia Nacional de Timor-Leste -PNTL, Longuinhos Monteiro. A cerimônia contou com a presença de autoridades como o Vice-Representante do Secretário Geral da ONU (Deputy-SRSG), Shigeru Mochida, e o secretário de Estado da Segurança timorense, Francisco Guterres.
O procedimento faz parte da retomada gradual que a PNTL está realizando em todo território timorense, obedecendo a um planejamento de avaliação conjunta entre autoridades locais e representantes da ONU. Havia quatro anos que a UNPOL detinha mandato executivo para a realização de todas as atividades de policiamento no distrito de Manufahi.
No último dia 16 de setembro, em entrevista coletiva em Dili, o Primeiro Ministro timorense, Xanana Gusmão, acenou com a possibilidade de que a UNMIT possa sair em 2012 do país, ou pelo menos sofrer uma redução considerável. Xanana Gusmão apresentou ao Presidente da República, Ramos-Horta, um plano de reestruturação da PNTL para os próximos cinco anos, o qual dá prioridade para a formação contínua dos policiais, reaparelhamento gradual e investimento em instalações adequadas. Ao referir-se sobre seu encontro com o presidente, Xanana Gusmão destacou: "Falamos sobre o desenvolvimento da PNTL como preparação para 2012, já que a idéia é que a UNMIT, em 2012, possa retirar-se ou reduzir substancialmente. Nesse sentido, percebemos que temos de criar as condições mínimas para a nossa Polícia em termos legislativos, de equipamentos e de edifícios. Quanto aos equipamentos, vamos avançar já no próximo ano, começando com o mínimo necessário para cada esquadra, cada posto e cada comando distrital e depois em cada ano vamos reforçar gradualmente ".
Segundo fontes da UNMIT, a UNPOL irá permanecer trabalhando nos distritos em que a PNTL reassumir suas responsabilidades, desempenhando funções de Conselheiro Técnico (Technical Adviser) e atividades de monitoramento (monitoring).
Desde o início do processo, em maio deste ano, a PNTL reassumiu o controle em vários distritos, bem como a administração do Centro de Formação Policial, da Unidade de Polícia Marítima e dos Serviços de Inteligência Policial.
Fonte: sites AngolaPress e EPA

Nenhum comentário: