sábado, 16 de outubro de 2010

Capitão Carrera ministra instrução no CCOPAB

Iniciou no último dia 04 de outubro no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – CCOPAB – Centro "Sérgio Vieira de Mello", o Estágio de Preparação para Missões de Paz 2010-2. Esta edição do estágio conta com a participação 12 policiais, sendo 08 Oficiais de policiamento e 04 Oficiais Bombeiros, além de Oficiais das forças armadas.
Todas as instruções são ministradas no idioma inglês e ocorrem das 08:00 hs às 17:00 hs, incluindo treinamento físico militar. A previsão de término do curso é o dia 29 de outubro.
Na primeira semana de aulas os alunos tiveram contato com os seguintes assuntos: Introduction to UN Peacekeeping, Fundamental Principles of UN Peacekeeping, Rules of Engangement, Code of Conduct, Media Relation, Humanitarian Assistance, CIMIC, UN Communication, Stress Management, Negotiation and Mediation, Hygienic/Basic Life Support.
O corpo de Instrutores é formado por Militares brasileiros e estrangeiros, contanto com a participação importante de Oficiais de Polícia Militar veteranos de missão.
Foi com as credenciais de ser veterano da Missão de Paz no Haiti, bem como o organizador e coordenador de 02 Cursos UNPOLs na PMDF que o Capitão Sérgio Carrera, a convite do comando do CCOPAB, ministrou duas instruções nesta primeira semana. A primeira foi uma instrução conjunta entre militares e policiais e teve como tema central: “ United Police – UNPOL (1h15min). Já a segunda foi ministrada apenas para os policiais e bombeiros, tendo como tema: “ UNPOL in Haiti overview” (2h25min).
Na foto abaixo podemos ver o momento em que o Oficial mais antigo da turma dos policiais, T Cel Braga da PMPA, entrega um certificado ao instrutor Capitão Carrera. Cabe destacar que estes dois Oficiais se conhecem de longa data, visto que o T Cel Braga era nosso Contingent Commander no período em que eu, o Carrera e o Capitão Freitas (Brigada Militar) integrávamos a UNPOL-MINUSTAH. Nas fotos a seguir podemos visualizar outras instruções que ocorreram durante a semana inicial do estágio. Na primeira foto vemos o grupo de policiais e militares durante instrução sobre UN Communication com o Capitão Andy Smith do Reino Unido. Na segunda foto podemos ver a instrução ministrada apenas aos policiais pelo T Cel Gonzalo Villagran, da Argentina, sobre negociação e mediação.


Fonte: informações e as 02 últimas fotos do site do CCOPAB, 02 primeiras fotos do acervo pessoal do Cap Carrera.

Nenhum comentário: