quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Guiné Bissau: Primeiro-Ministro confirma solicitação de Força de Estabilização


O Primeiro-Ministro guineese, Carlos Gomes Junior, confirmou a jornalistas em Bruxelas que o Presidente da Guiné-Bissau já solicitou o envio de uma força de estabilização à comunidade internacional. As declarações foram feitas após o encontro que Carlos Gomes Junior teve com o presidente da Comissão Europeia (CE), José Manuel Durão Barroso.
O assunto sobre a presença de uma força internacional em solo guineense ainda causa certo desconforto ao comando das forças armadas do país, mesmo que não tenha sido dada nenhuma declaração oficial a esse respeito. No entanto, o aval somente será fornecido se a decisão for aprovada pelo parlamento e demais órgãos do Estado.
O Primeiro-Ministro enfatizou que a presença desta força internacional visa criar condições adequadas para a construção de forças republicanas na Guiné-Bissau.
Por sua vez, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, defendeu a presença de uma força de estabilização na Guiné-Bissau a fim de restabelecer a confiança internacional no país. Na verdade, esta é uma exigência dos parceiros internacionais para continuarem a dar apoio à Guiné-Bissau . Durão Barroso defendeu a idéia de que esta força deva ser formada por contingentes de países do continente africano. Moçambique já acenou com a possibilidade de integrar o esforço internacional em recente reunião em Nova York na sede das Nações Unidas.

Fonte: Site o País

Nenhum comentário: