quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

MINUSTAH: Oficial da Bahia é designado para a Missão de Paz no Haiti

O Tenente Coronel Francisco Luiz da Fonseca Issa, da Polícia Militar do Estado da Bahia - PMBA - foi designado pela IGPM/COTER para integrar a Missão de Paz da ONU no Haiti - MINUSTAH, em sustituição ao Capitão Fábio Honda Nascimento, da Polícia Militar do Estado do Amazonas. Segundo o documento enviado ao Comando da PMBA, o embarque está previsto para ocorrer a partir do dia 22 de março, mesmo dia do End of Mission do Capitão Honda.
O Tenente Coronel Issa participou do processo seletivo do COTER no segundo semestre de 2010 em Recife, conforme foto abaixo.

Logo após sua aprovação, o Tenente Coronel Issa frequentou o Estágio de Preparação para Missões de Paz no Centro Conjunto de operações de Paz do Brasil - CCOPAB - no Rio de Janeiro, no período de 04 à 29 de outubro de 2010.

A MINUSTAH vai ser a sua segunda experiência internacional, pois o Tenente Coronel Issa esteve em El Salvador, América Central, por três anos (1996-1998) período em que desempenhou várias funções, destacando-se como intrutor da Academia Nacional de Seguridad Publica em El Salvador nas matérias de Intervenção Policial e Administração; Assessor de Segurança Publica da Missão das Nações Unidas em El Salvador (MINUSAL); Assessor Internacional do Instituto Centroamericano de Estudos Superiores de Polícia (ICESPO) em El Salvador, Guatemala, Honduras, Costa Rica e Nicaragua; Assessor de Segurança Pública e chefe da Delegação do Brasil na Academia Nacional de Segurança Pública de El Salvador (ANSP); também foi assessor do Diretor da Academia Nacional de Segurança Pública de El Salvador em Oslo, Noruega, no fechamento de acordos de cooperação internacional para a ANSP e ICESPO. Na foto abaixo o Tenente Coronel Issa aparece junto ao corpo de Instrutores da ANSP, o qual era composto por policiais do Brasil, da Noruega, da Suécia, da Espanha e dos EUA.

Após concluir sua missão em El Salvador, o Tenente Coronel Issa manteve-se ligado ao tema Missão de Paz. Entre os meses de junho e julho de 2004 participou do XV Curso de Observadores Policiais para Missões de Paz das Nações Unidas ocorrido em Madrid.

Também tratou do assunto ao concluir curso de pós graduação na área de segurança pública apresentando a monografia "Curso de Observador Policial Para Integrar Missões de Paz da Organização das Nações Unidas – Importância de Sua Implementação na Polícia Militar Brasileira."
O Tenente Coronel Issa vai se juntar ao Cap Tadeu - PMERJ (End Of Mission em Abril), Tenente Pujol da PMBA e Tenente Azevedo da PMPR, assumindo a função de Contingent Commander. Quanto ao final de missão do Capitão Tadeu, o TCel Issa não tem informação de que já tenha sido designado o substituto.
Com certeza a experiência na área de Operações de Paz do novo comandante de contingente brasileiro lhe possibilitará dar continuidade ao bom trabalho desempenhado por seus antecessores, mantendo o nome da Polícia Militar brasileira em destaque entre a comunidade de nações que integram a Missão de Paz da ONU no Haiti.
Desejamos boa sorte ao novo integrante do Contingente Policial Brasileiro na MINUSTAH!

2 comentários:

José Vicente disse...

Excelente post, Marco. Boa sorte ao meu irmão Issa.

TC Braga

Unknown disse...

Senhores, desejo muito sucesso ao Sr. TCel Issa. A Policia Militar Brasileira esta cada vez mais forte na ONU. Comandante Issa , estamos a sua diposicao. "Bonne chance mwen souite que toute bagay ca yo va marche tres bien por vousmeme..." E Sempre Alerta no Haiti...Sempre