domingo, 16 de outubro de 2011

CCOPAB: Oficiais completam 2ª semana do Estágio Pré-Deployment

Oficiais brasileiros concluem a segunda semana de treinamento no Estágio Preparatório para Missões de Paz – EPMP/2, o qual está sendo realizado no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – CCOPAB – no Rio de Janeiro. O estágio reúne, na mesma turma, Oficiais das Forças Armadas brasileiras (Marinha, Exército e Aeronáutica), Oficiais de Nações Sulamericanas (Peru, Paraguai e Suriname) e Oficiais de Polícia Militar de cinco Estados brasileiros. Os alunos estão dispostos em sala de aula de acordo com a missão que irão realizar, existindo um grupo de Oficiais sendo preparado para desempenhar as funções de staff de Force Commander, dois grupos sendo preparados para exercerem a função de Observadores Militares e um grupo de policiais denominado de UNPOL Team. Ao todo, são 41 oficiais-alunos.
Na foto abaixo podemos ver o UNPOL Team, o qual é composto por sete Oficiais: Tenente-Coronel Eliano, da Polícia Militar do Estado de Alagoas; Major Alexander, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro; Capitão Marco e Capitão Laudemir, da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, Tenente Renata e Tenente Karin, da Polícia Militar do Estado de São Paulo; e o Tenente Mendes, da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso.
Durante as duas primeiras semanas do estágio os Oficiais tiveram contato com várias disciplina
s importantes para a compreensão de sua atuação em uma missão de paz, dentre as quais podemos destacar Introdução ao Sistema ONU; Conselho de Segurança e DPKO; Princípios que regem uma Missão de Paz; Gender; Proteção de Crianças e minorias; Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário; Respeito à diversidade; Relações com a imprensa; Atividades da UNPOL; dos Observadores Militares e dos OfiJustificarciais de Staff.
Também ocorreram Instruções práticas como conhecimentos básicos sobre minas terrestres e desminagem, a qual contou com a participação do Instrutor Capitão Erik Racine do Exército Canadense, com experiências em missões como Haiti e Afeganistão. Nas duas primeiras fotos abaixo o UNPOL Team aparece recebendo instrução do Capitão Racine. Já na foto seguinte aparece o Capitão Marco e Tenente Mendes na atividade prática e localização de mina anti-pessoal.

Outra instrução prática importante foi a de negociação e mediação, na qual os alunos enfrentaram 4 cenários diferentes e, sob situação de stress, tiveram que conduzir negociações e mediações no idioma inglês (na foto abaixo o Major Alexander -direita- e TCel Eliano):
O curso, conduzido inteiramente no idioma inglês, iniciou no dia 03 de outubro e tem formatura prevista para o próximo dia 28 de outubro.

3 comentários:

José Vicente disse...

Marco,

Não sabia que você estava no curso do CCOPAB. É um curso excelente e tenho ótimas recordações do curso que fiz no ano passado. Tenho certeza que você vai se destacar positivamente nas atividades do curso. Fique com Deus.
TC PMPA Braga

Cap Honda PM/AM disse...

Gostaria de saber se o cafezinho servido na negociação continua "especial"! Hehehe! Parabéns e sucesso aos Oficiais-alunos! Aproveitem ao máximo as instruções e as novas amizades!

Major Marco disse...

É Honda, o cafezinho continua "batizado", mas isso nós tiramos de letra. Transcorreu tudo como o esperado. Negociação feita, acordo selado. Reinou a PAZ entre as partes em conflito.
Grande abraço
Cap Marco