terça-feira, 20 de outubro de 2009

Aterrissagem de Avião da ONU em Khartoum

Estava a procura de alguma coisa interessante no Youtube sobre a UNPOL ou missões de paz da ONU que pudesse demonstrar aos candidatos a Boina Azul um pouco da realidade no terreno. Encontrei este vídeo de uma aterrissagem de um avião da ONU no Aeroporto Internacional em Khartoum, capital do Sudão. Pelas imagens feitas por alguém do staff da ONU podemos visualizar um pouco da cidade, do rio Nilo e suas duas pontes (acredito que uma delas seja férrea) e o aeroporto. Pelas imagens podemos ter uma idéia de que o aeroporto de Khartoum é bem maior e mais movimentado que o Aeroporto Internacional Toussaint Louverture em Port au Prince - Haiti. Enquanto se visualiza muitas aeronaves em Khartoum, no Haiti a realidade é bem diferente, apenas aeronaves pequenas e dois ou três horários diários de grandes empresas (America Airlines e Air France). Vou ver se encontro entre as minhas filmagens alguma que possa dar uma idéia do aeroporto em Port au Prince para que todos possam fazer suas comparações.

Para quem já esteve lá (no Sudão), penso que sejam boas recordações. Para quem ainda não foi e pretende se candidatar a uma vaga de UNPOL esta é uma oportunidade de ter uma pequena idéia da capital do Sudanesa.

2 comentários:

Sant'Anna disse...

Muuito bom, me faz lembrar meu tempo de Timor. Você acredita que quando eu voltava de CTO em Darwin (Austrália), uma porcaria dessas quase caiu comigo? Foi fogo. Mas ONU é ONU né? rs.

Parabéns pelo blog. Continuoa companhando suas postagens.

Major Sant'Anna - PMDF

http://leonardosantanna.wordpress.com
http://consultorpolicial.blogspot.com

Major Marco disse...

Obrigado Major!

No período em que estive no Haiti nunca usei o voo da ONU para CTO,pois ocorriam muitos cancelamentos e nós preferíamos não correr o risco de perder dias de folga.Porém fiz muitos voos de helicóptero em serviço, tudo sem novidades. A única vez ue tive problemas foi em um retorno de CTO, em Miami, que ficamos cerca de 2 horas dentro da aeronave da America Airlines para que fosse feito um conserto em uma turbina, no princípio todos a bordo ficaram receosos em seguir viagem com aquele avião, mas no final tudo deu certo.
Um abraço

Cap Marco