quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Esclarecimentos sobre a Missão na Guiné Bissau

O assunto já foi tema de outro post neste blog no mês de setembro, no entanto, aos leitores desavisados, pode ter causado alguma dúvida. Na verdade o comando da BM não indicou os nomes dos Oficiais.
As vagas para a UNIOGBIS - Missão das Nações Unidas na Guiné Bissau - são para Oficiais veteranos de missão, no entanto estes Oficiais deveriam estar aprovados em um dos concursos realizados pelo COTER no ano de 2008 ou de 2009. Este pré-requisito alijou vários veteranos do processo, como este que vos fala. Nessas condições, a IGPM enviou lista com os nomes dos Oficiais que preenchiam os requisitos para o Comando Geral da Brigada Militar. Na lista constavam os nomes do Cap Freitas (atualmente no Haiti) e do Capitão Osório, os quais prestaram concurso em Brasília em maio de 2008 - e do Cap Frederes que prestou concurso em agosto de 2009. Estes Oficiais deveriam manifestar o interesse em participar.
Por motivos óbvios apenas o Cap Osório e o Cap Frederes manifestaram o interesse e, em consequência, o Comando Geral retornou a informação ao COTER, o qual, por sua vez, enviou para Nova York os nomes. Fase seguinte do processo foi a entrevista telefônica feita por integrante do DPKO. Aprovados, agora é só esperar os próximos passos.
Espero ter esclarecido a dúvida de alguns colegas...não houve indicação, na verdade foi uma autorização do comando em função de nomes que foram informados pelo próprio COTER.

Nenhum comentário: