quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Natal Longe de Casa

Um dos períodos mais complicados durante uma missão de paz é a semana que compreende o Natal e o Ano Novo. Normalmente o staff policial "esvazia" nesta época do ano, com as unidades funcionando com seu efetivo mínimo. A maioria dos UNPOLs planeja seu período de folga para estas datas comemorativas. Como em qualquer quartel, e na ONU não poderia ser diferente, o serviço não pode sofrer queda de continuidade, alguém tem que "tocar o barco". O fato de que a maioria dos policiais oriundos de países asiáticos, de alguns países africanos e de países do oriente médio não comemoram o Natal, contribui para que os dia 24 e 25 de dezembro sejam dias normais de trabalho aos UNPOLs.
Quando estava no Haiti permaneci as festas de final de ano (Dezembro de 2007) em Porto Principe. Optei em trabalhar nesta época, pois planejava uma viagem com minha esposa à República Dominicana em Fevereiro de 2008. Não foram dias fáceis, pois uma semana antes do Natal os outros 03 policiais brasileiros partiram por término de missão, permanecendo eu como o único policial brasileiro na MINUSTAH. Os substitutos chegaram apenas no dia 31 de dezembro. Mas esta é outra história, e contarei nos próximos posts.
Eu morava em um condomínio composto por 16 apartamentos, todos ocupados por staff da ONU (policiais, militares brasileiros e civis). Éramos em torno de 30 pessoas. Na semana entre o Natal e o Ano Novo fiquei apenas eu e um espanhol da Guardia Civil que morava no apartamento em frente ao meu. Ficamos literalmente de "caseiros" do condomínio. Na noite do dia 24 de dezembro reunimos todos os remanescentes dos outros condomínios, não mais que 15 pessoas e fizemos um ceia de natal. Nada de especial, apenas fizemos uma janta para marcar a data e jogar um pouco de conversa fora. Antes da meia-noite todos já estavam em suas respectivas casas, pois com o toque de "recolher" não podíamos rodar com as viaturas da ONU após à meia-noite sem que estivéssemos em serviço e plenamente justificados. Para completar, no dia 24 trabalhei todo meu turno na rua, sem acesso à internet, chegando em casa também não havia comunicação, restou o telefonema do meu celular para casa a fim de felicitar a família.
Por isso compartilho o sentimento de todos os colegas que estão hoje em terras além mar representando o Brasil nas Nações Unidas.
FELIZ NATAL A TODOS!

Nenhum comentário: